
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, nesta quinta-feira (20), o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto e marca um dos movimentos mais relevantes na composição da Corte neste ano.
A indicação ocorre após a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, que deixou o tribunal no mês passado. Com 45 anos, Messias poderá permanecer no STF por até três décadas, até completar 75 anos — idade da aposentadoria compulsória.
Sabatina no Senado será próxima etapa
Para assumir oficialmente o cargo, o indicado deverá ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Depois dessa etapa, o nome precisa ser aprovado tanto pelo colegiado quanto pelo plenário da Casa. A data da sabatina ainda não foi definida.
Messias está à frente da Advocacia-Geral da União desde 1º de janeiro de 2023, início do terceiro mandato de Lula.
Trajetória acadêmica e atuação no governo federal
Nascido no Recife, Jorge Messias é procurador concursado da Fazenda Nacional desde 2007. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE), possui mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB).
Durante o governo Dilma Rousseff, atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República, área responsável pelo assessoramento direto ao presidente.
Com informações da Agência Brasil.