Jair Bolsonaro
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Nesta quinta-feira (22), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu início a uma das ações judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Hoje, a sessão deverá contar com a leitura do relatório do processo e posicionamento da acusação, da defesa e do Ministério Público Eleitoral.

Jair Bolsonaro enfrenta acusações de abuso de poder, uso indevido dos meios de comunicação, conduta vetada e desordem informacional. O ex-presidente teria usado a TV Brasil, uma emissora pública, para transmitir uma reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, no dia 18 de julho de 2022, com alegações falsas sobre o processo eleitoral.

Na ocasião, Bolsonaro alegava distorções sobre um ataque hacker ao TSE, a inverdade de que uma empresa terceirizada seria a responsável pela contagem de votos nas eleições e suposta alegação da Polícia Federal sobre o tribunal eleitoral.

Estão previstas três sessões para o julgamento: a de hoje (22), uma no dia 27 e a última, no dia 29. De acordo com o processo, o PDT pediu a inelegibilidade de Bolsonaro e seu vice na campanha de 2022, Walter Braga Netto, por oito anos. O TSE tem outras 15 ações judiciais mirando declarações e atos do ex-presidente da República, mas esta é a primeira a ir a julgamento.

[tdj-leia-tambem]