Um ano da facada de Bolsonaro
Connect with us

Política

Um ano da facada de Bolsonaro

Boatos e insinuações ainda cercam o fato que marcou a campanha presidencial de 2018

Published

on

Atualizado há

Adélio está preso na Penitenciária de Campo Grande (MS). (Foto: PM/MG)

Há um ano, Bolsonaro era ferido com uma faca por Adélio Bispo de Oliveira (41). O autor que diz ter ouvido uma voz de Deus para matar o, na época, candidato à presidência, está preso na Penitenciária de Campo Grande (MS).

Enquanto alguns duvidam que a facada realmente aconteceu, outros defendem que a atitude de Adélio não foi um fato isolado e que ele foi simplesmente “o instrumento para a prática do crime”, como disse Antônio Moraes Pitombo, advogado do atual líder do executivo.

O ex-presidente Lula foi entrevistado da prisão em junho pelo canal TVT e questionou a veracidade do fato. “Aquela facada tem coisa muito estranha, uma facada que não aparece sangue em nenhum momento”, comentou. “O cara que dá a facada é protegido pelos seguranças do Bolsonaro, a faca que não aparece em nenhum momento”. Bolsonaro não deixou barato e respondeu ao adversário político: “Se fosse na barriga do Lula ia sair muita cachaça”, reagiu.

A Polícia Federal pediu que a investigação seja prorrogada por 90 dias. O objetivo é esclarecer a contratação do advogado que apareceu horas depois do crime para defender Adélio da acusação. A versão contada por Zanone Manuel de Oliveira Júnior, um dos advogados da defesa, é de que ele havia sido procurado por uma pessoa que frequentava a mesma igreja do criminoso e recebido o valor de R$ 5.000 em dinheiro.

A pedido da OAB, a Justiça brecou a quebra dos sigilos bancário e telefônico do advogado. Para a Ordem dos Advogados, a medida violaria o sigilo profissional assegurado pela Constituição.

Pessoas ligadas ao caso na PF e na Justiça disseram à Folha de S. Paulo que a hipótese considerada mais forte atualmente é a que Zanone assumiu o caso de graça, pela notoriedade do caso e pela atenção que ganharia na mídia.

 

Fonte: Folha de S. Paulo

Política

STF tem maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

Ministro Dias Toffoli apresentou complemento de voto na retomada do julgamento pela Corte

Published

on

Homem acendendo um cigarro enrolado à mão com um isqueiro, relacionado à discussão sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Canva

Nesta terça-feira (25), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclareceu seu voto e reafirmou seu apoio à descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. Com este posicionamento, o STF formou maioria a favor da não criminalização da posse da droga para uso próprio no Brasil. Posição dos ministros sobre a descriminalização do porte de maconha Ainda…

Continue Reading

Política

STF retoma julgamento nesta quinta (20) sobre descriminalização do porte de drogas

Debate havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli

Published

on

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a se reunir na próxima quinta-feira (20) para dar prosseguimento ao julgamento que pode definir o futuro da descriminalização do porte de drogas no Brasil. A retomada do debate, que havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, representa um passo importante para a revisão da…

Continue Reading

Política

Lula diz que pode disputar a reeleição para evitar a volta de ‘negacionista’

Presidente destacou que há “muita gente boa” para se candidatar, e buscar a reeleição “não é a primeira hipótese”

Published

on

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em entrevista à Rádio CBN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (18) que pode tentar a reeleição nas eleições de 2026 "para evitar que trogloditas voltem a governar" o Brasil. Porém, Lula destacou que há "muita gente boa" para se candidatar, e buscar a reeleição "não é a primeira hipótese". Discurso sobre de Lula sobre…

Continue Reading

Eleições 2024

Zé Dirceu em Jundiaí participa do lançamento da pré-candidatura de Bocalon

Published

on

Zé Dirceu em Jundiaí rodeado de apoiadores no lançamento da pré-candidatura de Bocalon à prefeitura de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Um domingo agitado marcou o cenário político com a presença do ex-ministro José Dirceu em Jundiaí. O petista, recentemente livre da pena imposta pela operação Lava Jato, prestigiou o lançamento da pré-candidatura de Ricardo Bocalon (PSB) à prefeitura da cidade. O evento, realizado neste domingo, 16, reuniu centenas de pessoas que, em fila, aguardavam ansiosas a oportunidade de registrar uma…

Continue Reading

Política

Primeira-dama Janja critica projeto de lei que equipara aborto ao crime de homicídio

Ela classifica como “preocupante” o avanço do projeto e que ele “ataca a dignidade das mulheres e meninas”

Published

on

Primeira Dama Janja
Janja classificou a proposta como "preocupante". Foto: José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta (14), a primeira-dama Janja da Silva manifestou-se em suas redes sociais sobre o projeto de lei da Câmara dos Deputados que equipara o aborto após a 22ª semana de gestação ao crime de homicídio. Janja classificou a proposta como "preocupante" e afirmou que ela "ataca a dignidade das mulheres e meninas". Avanço do projeto no Congresso A declaração…

Continue Reading