Policial Militar do Estado de São Paulo com arma nas mãos e câmera corporal no peito.
Foto: Governo do Estado de São Paulo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, definiu que é obrigatório o uso de câmeras corporais por policiais militares de São Paulo durante as operações. A decisão foi assinada no domingo (8) e divulgada nesta segunda-feira (9).

Além do uso obrigatório de câmeras corporais, Barroso também determinou a gravação ininterrupta das imagens nas operações até que seja comprovada a efetividade do sistema de acionamento remoto, o fornecimento de informações sobre os processos disciplinares em curso, apresentação mensal de relatórios e recomposição do número total de câmeras. 

O uso obrigatório de câmeras por policiais havia sido solicitado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo. 

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos 

Uso obrigatório de câmeras por policiais militares surge em meio aos casos de violência

Nas últimas semanas, vários casos de violência praticada por policiais militares ganharam repercussão nacional. Em um deles, um homem é jogado de uma ponte por um policial na Zona Sul de São Paulo. 

Na semana passada, um policial agrediu uma idosa e deu um mata-leão em um homem durante abordagem em Barueri, também em São Paulo. 

E além desses, outros casos de violência aconteceram em diferentes regiões paulistas.

[tdj-leia-tambem]