Vereadores reforçam apelo por descentralização de distribuição dos remédios de alto custo
Vereadores reforçam apelo por descentralização de distribuição dos remédios de alto custo

Após recente reunião com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para tratar de demandas da cidade, vereadores de Jundiaí irão reforçar, em sessão ordinária desta terça-feira (13), pedido feito ao Governo do Estado e já tratado com Vinholi para criação de polos de distribuição de medicamentos de alto custo em Jundiaí. 

O apelo será feito via moção, de autoria de todo colegiado, que será votada nesta terça e, em seguida, encaminhada às autoridades competentes.

Atualmente, os remédios repassados pelo governo estadual chegam a Jundiaí por meio da unidade DRS-7 de Campinas, o que gera complicações. Os parlamentares, portanto, pedem – em acordo com necessidade reconhecida pela própria Unidade de Gestão de Saúde da cidade – que a distribuição dos remédios de alto custo possa ser feita no município, em unidades referenciadas e órgãos do governo do Estado. 

“Se esses novos pontos forem criados, podemos ter facilidade no acesso aos remédios, sobretudo, para beneficiar a população que precisa deles e, muitas vezes, espera além do previsto”, diz o presidente da Câmara, Faouaz Taha. O vereador ainda lembra que, em reunião com Vinholi, o governo estadual demonstrou atenção ao caso.

[tdj-leia-tambem]

Segundo a moção dos parlamentares, em caso de criação dos novos pontos, a distribuição dos medicamentos de alto custo ficaria a cargo do município e poderia até mesmo ser ampliada, podendo atender assim às necessidades de pessoas acamadas, idosos ou pessoas com deficiência que seriam beneficiados com entrega domiciliar.

Se aprovada, a moção deverá ser encaminhada ao governador João Doria e ao secretário do Estado de Saúde, José Henrique Germann Ferreira. Novas reuniões com Vinholi estão previstas para dar andamento aos pedidos levados ao governo por parte da Câmara de Jundiaí.