
Em primeira reunião realizada na Câmara de Jundiaí nesta semana, os vereadores Faouaz Taha e Quézia de Lucca iniciaram a discussão sobre um projeto de lei que trate de políticas públicas voltadas às crianças e jovens diagnosticados com altas habilidades e superdotação no município.
Na ocasião, compareceram pais de crianças com esse perfil, além de representantes das redes municipal e estadual de ensino e outros especialistas no tema. Novas reuniões ainda devem acontecer para que o trabalho seja feito de acordo com as necessidades apontadas pelos pais e as próprias crianças.
“Fui procurado por famílias que têm crianças com superdotação justamente para falarmos dos desafios vividos por elas. Muitas vezes achamos que estamos lidando com pequenos gênios e que eles só têm benefícios na vida, mas hoje entendemos que não é isso. Como toda criança que se sente diferente, elas precisam ser ouvidas e acolhidas emocionalmente”, afirma o vereador Faouaz que tomou a iniciativa pelo grupo de estudo.
No debate, os pais esclareceram que muitas vezes as crianças se sentem deslocadas no ambiente escolar ou social. Também foi discutida a questão do acesso aos testes para diagnóstico preciso sobre as altas habilidades, entre outros pontos. “Foi um bate-papo muito positivo em que pudemos ouvir os pais presentes. Queremos ampliar o debate, antes do projeto ser escrito e votado. Faremos quantas ações forem necessárias para contemplar de fato as necessidades desse público e, acima de tudo, darmos visibilidade ao tema na sociedade”, acrescentou Faouaz.
Além de Faouaz e Quézia, participaram da reunião o gestor adjunto de Governo e Finanças, Jones H. Martins, Laércio Santos da Diretoria de Ensino Região de Jundiaí, e Elaine Cristina Baptistella, do Departamento de Educação Inclusiva da Unidade de Gestão de Educação.