Câmara de Jundiaí aprova criação do Dia Municipal da Criatividade
Foto: Divulgação/WCD Jundiaí

A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou, por 15 votos favoráveis entre os 19 vereadores, o Projeto de Lei que institui o dia 21 de abril como o Dia Municipal da Criatividade, Inovação e Economia Criativa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a proposta agora faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. Ela tem como principal objetivo fomentar o empreendedorismo criativo por meio de atividades gratuitas voltadas à população.

A motivação para a proposta veio da realização inédita do World Creativity Day em Jundiaí, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de abril. O evento insere o município na rota da economia criativa, com uma programação colaborativa composta por palestras, oficinas, intervenções culturais e uma feira criativa. Toda a organização é realizada por voluntários, e as inscrições podem ser feitas pelo site oficial do WCD Jundiaí.

Câmara de Jundiaí aprova criação do Dia Municipal da Criatividade
Foto: Divulgação/WCD Jundiaí

Incentivo ao pequeno empreendedor e valorização da economia criativa

Para o autor do projeto, reconhecer a data no calendário oficial fortalece ainda mais o setor e, principalmente, os pequenos empreendedores. “Municipalizando ações é reconhecer e beneficiar o empreendedor, em especial o pequeno, a expandir seus negócios. É a economia criativa favorecendo a geração de renda para que os criativos não fiquem à sombra do assistencialismo”, destacou o vereador Cristiano Lopes.

A representante do Conselho Regional de Economia, Mara Rubia Domingues, também reforçou a importância do poder público na valorização do setor criativo. “O conselho entende a importância de apoiar políticas públicas para fortalecer o seu movimento econômico. É um grande avanço que coloca Jundiaí como protagonista na pauta sobre economia criativa”, afirmou.

Parcerias e regulamentação

De acordo com o texto aprovado, o Dia Municipal da Criatividade e Inovação permitirá à cidade firmar parcerias com instituições de ensino, empresas, startups, entidades culturais e organizações da sociedade civil, com o intuito de promover ações ligadas à criatividade e à inovação. A regulamentação da lei e a definição de diretrizes ficarão a cargo do Poder Executivo.

Com a aprovação do projeto, Jundiaí dá um passo importante na consolidação de uma política pública voltada para o desenvolvimento econômico baseado na criatividade, valorizando talentos locais e ampliando oportunidades de geração de renda de forma sustentável e inovadora.