
A Secretaria da Saúde confirmou, nesta terça-feira (19), o primeiro caso de varíola dos macacos em Jundiaí.
O homem, de 34 anos, está hospitalizado e não realizou viagens internacionais. Entretanto, o paciente relatou uma viagem ao interior de São Paulo antes de apresentar os primeiros sintomas, em 7 de julho. A busca por atendimento médico foi realizado no dia 14, e desde então segue em isolamento.
O homem terá acompanhamento de uma equipe de saúde pelo prazo de 21 dias, indicado como período de transmissão ou enquanto tiver lesões cutâneas. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, não há registro de casos secundários suspeitos no município.
Até então, já são 449 casos confirmados da doença em todo o Brasil. A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo afirmou que todos pacientes positivos do Estado estão sendo acompanhados.
Sobre a doença
A doença monkeypox, ou varíola dos macacos, é transmitida com um contato íntimo à uma pessoa infectada. O vírus pode entrar no corpo pelo sistema respiratório, pelos olhos, nariz, boca e por lesões na pele.
Os sintomas incluem erupções cutâneas, febre, dor de cabeça, dor nas costas ou musculares, inflamações nos nódulos linfáticos, calafrio e exaustão. Não há vacina para a doença.
[tdj-leia-tambem]