Arthur paciente do Grendacc. (Foto: Divulgação)
Arthur paciente do Grendacc. (Foto: Divulgação)

Na semana que foi comemorado o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil, dia 15 de fevereiro, o Hospital da Criança do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) comemorou a alta do paciente Artur Miguel de Oliveira Rios, nesta quarta-feira (17).

Na verdade foi uma dupla comemoração para o pequeno Artur que completou 5 anos hoje. Com a notícia do final do seu tratamento efetivo, o pequeno tocou o sino da vitória ao lado da mãe, Samanta Batista de Oliveira, 26 anos, e ainda ganhou brinquedos de presente pelo aniversário. A equipe do hospital acompanhou a grande vitória do pequeno Artur.

Emocionada, a mãe agradeceu ao Grendacc pelo tratamento do filho. “É um hospital muito bom e toda a equipe nos deu muito apoio durante o tratamento. Eu morava em Guarulhos e acho que se estivesse vivendo por lá ainda meu filho não estaria aqui hoje, pois lá não tem um hospital como o Grendacc”, declarou.

Batalha contra o câncer

Desde abril de 2020, Artur Miguel luta contra um tumor de Wilms no rim esquerdo, e com metástase no pulmão. Ele passou por sessões de quimioterapia, radioterapia, e fez uma cirurgia para ressecção do rim. Com a notícia de que está fora de tratamento, ele fará apenas o acompanhamento de rotina com os oncologistas pediátricos da instituição.

Samantha diz que quando os sintomas da doença começaram a aparecer, Artur começou a ter muita febre e dor no estômago. No hospital, ela lembra que o médico chegou a cogitar que o filho estava com apendicite, porém foi com o ultrassom realizado no Hospital Universitário, que descobriu o tumor no rim e a criança foi encaminhada ao Grendacc.

“Quando chegamos ao Grendacc, o câncer já estava em estado avançado. Foi um momento difícil, principalmente nas primeiras sessões de quimioterapia e radioterapia. O Artur ficou bastante abatido, mas ele aguentou firme o tratamento”, lembra a mãe.

Comemoração

Artur é filho único e mora com os pais em Itupeva, no bairro Vila Independência, onde gosta de brincar com as crianças do bairro de esconde-esconde e futebol, quando não está no celular. Com o tratamento, o pequeno não brincou mais por causa dos tratamentos, e também por causa da pandemia do novo coronavírus.

Com o fim do tratamento, a mãe diz que o filho já está mais disposto e na próxima semana ele já volto a frequentar a escola, onde está no Jardim. “Ele está muito feliz porque vai voltar para a escola e também porque não vai precisar mais passar pelas sessões hospitalares”, revela a mãe.

Para comemorar, a família passeou hoje no shopping Outlet em Itupeva. “Graças a Deus meu filho está bem”.

[tdj-leia-tambem]