Homem quebrando cigarro
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Pensando naqueles que querem parar de fumar, já na primeira semana de 2023, o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), abre novas turmas.

Os encontros são presenciais, com duração mínima de oito semanas, e incluem acompanhamento completo com ações coletivas e individualizadas, além da dispensação de medicamentos para os casos necessários.

“A principal causa de morte evitável do mundo é o tabagismo, aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS). Trata-se de uma epidemia mundial. Convidamos os fumantes para que não deixem para depois. A partir do primeiro dia útil de 2023, teremos novos grupos para oportunizar com que as pessoas reencontrem sua saúde, sua qualidade de vida e se libertem da dependência do cigarro”, destaca o médico coordenador do programa, Carlos Costa.

Na segunda-feira (2/1), uma nova turma começa no Complexo Argos (Av. Dr. Cavalcanti, 396 – 3º andar), das 18h às 20h, já na terça (3/1), será no Núcleo Integrado de Saúde – NIS (Av. Carlos Salles Block, 74 – 4º andar), das 9h30 às 11h30.

Na quinta (5/1), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Agapeama (R. Luis Capri, 238), das 14h às 16h; e na sexta (6/1), na UBS Aparecida (R. Areias, 22), das 14h às 16h. No dia 11, também será iniciado novo grupo no NIS, no período da tarde, das 14h às 16h. Para participar, basta levar o cartão de cadastro da Unidade Básica de Saúde (UBS) e o CPF.

Neste ano, o PAIT completou 15 anos com mais de 8 mil pessoas auxiliadas, com atendimento gratuito. O programa é reconhecido como modelo de controle à doença. A iniciativa também conta com grupos permanentes no NIS e no Complexo Argos.