
Devido a pandemia, as captações e transplantes das córneas na instituição estão suspensas e nesta sexta-feira (14), o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) zerou o estoque. Em 40 anos de atividade, essa é a primeira vez que isso acontece.
Em São Paulo, os protocolos para captação de órgão e tecidos foram restringidas em março e com isso o número de doações está perto de zero. Para que a doação de córneas seja possível, o doador deve ter morte cerebral constatada.
O Sistema Estadual de Transplante determinou o retorno do serviço mas a decisão está nas mãos da Secretaria Estadual de Saúde e do Governo do Estado.
O tempo de espera para o transplante durante a pandemia passou de 10 meses para 5 anos e o número de pessoas na fila passa de 1.300. A espera muito longa pelo transplante pode ocasionar ao paciente outras complicações e necessidade de outras intervenções cirúrgicas mais perigosas, que têm maiores riscos de dar errado.
A página do BOS no Facebook postou que: “o quadro alarmante é reflexo das medidas governamentais que foram adotadas em todo o país durante a pandemia do Coronavírus”.