Mulher em academia
Foto: Studio4/Canva

Está pensando em se inscrever na academia e deixar a vida sedentária no passado, mas não sabe como começar? Não se preocupe, junto da Academia Céltica, de Jundiaí, o Tribuna de Jundiaí trouxe hoje dicas de exercícios fáceis e para iniciantes da vida fitness.

De acordo com o professor Gustavo Henrique, esse tipo de exercício pode parecer moleza, mas não é, não. “O principal objetivo dessas práticas é começar a ‘ensinar’ para seu corpo como iniciar o condicionamento físico. Mas também é possível ganhar músculos e até perder calorias praticando-os”, explica.

Também é importante que antes de iniciar a prática dessas atividades, você esteja preparado. Então se vista com roupas confortáveis, um tênis próprio para práticas esportivas, separe uma garrafa de água para se hidratar entre os exercícios, e faça seus alongamentos antes de começar.

Se tiver alguma dúvida, você sempre pode contar com os professores das academias, para fazer tudo do jeito certo.

Confira os 7 exercícios físicos para iniciantes

Agachamento

O agachamento é um exercício fácil de fazer, e atua em vários grupos musculares das coxas e panturrilhas. Além disso, é ótimo para trabalhar o equilíbrio e a sua desenvoltura óssea. Esse exercício também promove gasto calórico e dá uma turbinada no seu ganho de massa muscular.

Como fazer?

O ideal é começar com o agachamento tradicional. O exercício é simples, mas deve ser realizado da forma correta para trazer resultados eficientes.

Deixe os braços estendidos à frente do seu corpo e, em seguida, agache descendo o tronco devagar, até os joelhos formarem um ângulo de 90 graus em relação às coxas. Depois, volte sem estender os joelhos totalmente. Volte à posição inicial e repita.

Polisapato

O polisapato é um ótimo exercício para quem está começando. De acordo com os profissionais da área da educação física, essa prática melhora a sua coordenação motora e agilidade, se feita da forma correta.

Como fazer?

Posicione um dos pés atrás do corpo, em meia ponta (quando o calcanhar fica elevado). Erga o braço oposto ao da perna à frente, acima da cabeça. Pegue impulso e salte, alternando a posição dos braços e pernas. Continue fazendo o movimento, sempre mantendo o tronco reto.

Avanço

O Avanço é um exercício focado nas regiões das pernas e dos glúteos. Além disso, a prática também é ótima para trabalhar a força muscular e seu equilíbrio.

Como fazer?

Para executar o Avanço, você exercita uma perna por vez. De pé, abra bem o peito e contraia o abdômen. Coloque as mãos à frente do corpo, na altura do peito e juntas. Em seguida, dê uma passada larga para frente com uma das pernas, flexionando o joelho da perna de trás e descendo em direção ao chão, abaixando o quadril. Fique em pé e repita o movimento, dessa vez com a outra perna.

Polichinelo

O Polichinelo é um exercício que aumenta o ritmo cardíaco, o que faz com que o sangue circule por todas as partes do seu corpo. Ele é perfeito para trabalhar resistência, condicionamento físico, tonificar as coxas e panturrilhas, e ainda queimar calorias.

Como fazer?

Afaste suas pernas com os pés levemente apontados para fora e abra e erga os braços. Em seguida, salte de forma sincronizada, abrindo e fechando os braços e as pernas. Conforme possível, aumenta a intensidade dos saltos.

Skipping

O Skipping é ideal para garantir maior agilidade e também atua na queima de calorias. Mas atenção: prepare o fôlego e a disposição para executar esse exercício.

Como fazer?

De pé, levante um joelho até a altura do quadril, formando um ângulo 90 graus. Junto com esse movimento, o braço oposto ao joelho acompanha, levantando. Assim, quando o joelho direito estiver à frente do quadril, seu braço esquerdo deve também subir, flexionado. Continue o exercício alterando as elevações de joelhos e braços.

Abdominal simples

O exercício de Abdominal Simples é ótimo para trabalhar o abdômen e a respiração, e ainda potencializa a perda de calorias na região da barriga.

Como fazer?

Deitado, com o tronco bem apoiado no chão, deixe os braços esticados acima da cabeça e estique também as pernas. Em seguida, flexione o tronco, o quadril e abrace seus joelhos. Volte para a posição inicial e continue repetindo o movimento em ritmo lento ou moderado.

Caminhada

A caminhada é um exercício simples mas que é muito objetivo para acabar com o sedentarismo. Essa prática trabalha as pernas e ajuda a fortalecer suas coxas, glúteos e panturrilhas.

Como fazer?

Não tem segredo, basta arrumar qualquer oportunidade para caminhar. Pode ser ao ar livre, ou mesmo na esteira dentro da academia. De acordo com o Professor Gustavo, pelo menos 30 minutos de caminhada por dia já colabora com sua maior disposição.

Tem mais alguma dúvida sobre a prática desses exercícios? Os professores da Academia Céltica podem te ajudar! Siga a página no Instagram e acesse o site para conhecê-los.