
O implante dentário é um tratamento que, como sugere o nome, visa substituir um ou mais dentes ausentes. Além da melhora na função estética, esses implantes podem devolver a função mastigatória.
No entanto, muitas dúvidas surgem a respeito desse procedimento. Confira alguns mitos e verdades sobre o procedimento elencados pelo Dr. Fernando Zahorcsak, cirurgião buco-maxilo-facial.
É possível fazer implantes dentários sem cortes
Mito. Existe uma técnica chamada de “implante sem corte”, mas que ainda assim necessita de um leve corte por onde passará o implante. E, além disso, esse procedimento não pode ser utilizado em todos os pacientes e, antes de saber se o paciente está ou não apto, é necessário que seja feita uma avaliação clínica e tomográfica.
Somente idosos realizam o procedimento
Mito. O implante é indicado para qualquer pessoa, de qualquer idade, que tenha sofrido perda dentária. No entanto, é necessário ter saúde bucal e sistêmica em dia e ter o crescimento ósseo finalizado – o que ocorre, em média, após os 17 anos.
O implante pode ser rejeitado pelo organismo
Mito. O material do implante, o titânio, integra-se facilmente ao osso. Casos de insucesso são raros e estão mais relacionados à problemas na cirurgia, pós-operatório ou na qualidade do osso do que problemas relacionados à prótese.
Por ser um dente artificial, não é necessário higienização
Mito. Por estar instalado na gengiva e no osso, a higienização é fundamental e a saúde bucal deve estar sempre em dia.
É possível se alimentar normalmente após o implante
Verdade. Aliás, esse é o objetivo: devolver a função mastigatória. Logo após a cirurgia o paciente deve seguir algumas restrições alimentares, por conta da cicatrização, mas depois a alimentação poderá ser feita normalmente.
Qualquer pessoa pode fazer o implante dentário
Mito. É necessário antes passar por uma avaliação para averiguar se o espaço entre os dentes, a aberta da boca e as condições de saúde bucal e de saúde geral estão aptas para o procedimento. Dessa forma, são solicitados alguns exames de imagem que indicam se o implante encaixa no osso.
Após a perda de um dente, o implante deve ser colocado o quanto antes
Verdade. Com o passar do tempo, se o implante não for colocado, o osso sofre um processo de reabsorção fisiológica que pode prejudicar e até inviabilizar a colocação da nova raiz. Dessa forma, pode ser necessário a realização de um enxerto ósseo.

Quem quiser saber mais sobre o assunto ou marcar uma consulta para conhecer o procedimento e entender se é indicado para você, o Dr. Fernando Zahorcsak atende na Rua Professora Raquel Carderelli, 117, no Anhangabaú, telefone (11) 4521-5680 e (11) 94212-4650 (vivo).