mulher fazendo mamografia
Foto: kali9/Canva

Em todo Outubro Rosa, recebemos centenas de campanhas ensinando como fazer o auto exame que identifica nódulos nos seios, para que se possa procurar tratamento. No entanto, de acordo com especialistas, essa pode não ser a melhor das opções para iniciar a busca por especialistas.

Contando apenas com o auto exame, muitas mulher acabam já recebendo um diagnóstico de câncer de mama avançado. Por esse motivo existem exames preventivos avançados com especialistas. Esses exames identificam o problema logo no início, dando oportunidades de tratamentos e maiores chances de cura.

A detecção precoce do câncer leva ao diagnóstico precoce, com a abordagem de pessoas com sinais ou sintomas iniciais da doença; e com o rastreamento, ou seja, testes e exames que identificam alterações e encaminham resultados anormais para investigação diagnóstica.

Principais sintomas

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), são considerados principais sintomas e sinais suspeitos de câncer de mama:

  • Qualquer nódulo mamário em mulheres com mais de 50 anos.
  • Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual.
  • Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade.
  • Secreção saindo de um dos seios.
  • Lesão eczematosa da pele que não responde a tratamentos tópicos.
  • Homens com mais de 50 anos com tumoração palpável em um dos lados do peito.
  • Nódulo na axila.
  • Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja.
  • Retração na pele da mama.
  • Mudança no formato do mamilo.

Se perceber qualquer um desses sinais em seu corpo, busque um profissional com urgência.

Exames preventivos

Especialistas confirmam que a detecção precoce do câncer de mama segue fundamental no controle da doença.

Um dos fatores essenciais na previsão de prognóstico de um paciente com a doença é o tamanho do câncer e o quanto ele se espalhou no corpo. Com isso, casos de câncer de mama detectados durante exames preventivos em geral são menores e ainda “confinados” na região mamária.

Mamografia

A espécie de raio-x da mama ainda é a melhor forma de detectar casos desse tipo de câncer precocemente. Assim, os médicos conseguem recomendar tratamentos mais cedo, antes mesmo que seja possível sentir os nódulos no auto exame, ou sentir os sintomas. Veja quem deve procurar realizar a mamografia regularmente:

  • Mulheres com 40 a 44 anos: podem optar por iniciar o exame preventivo de mamografia quando quiserem;
  • 45 a 54 anos: é recomendado realizar o exame de mamografia todos os anos;
  • 55 ou mais: podem espaçar os exames para cada dois anos, ou continuar com a triagem anual.

Ressonância Magnética da Mama (RM)

Os médicos costumam aplicar a ressonância magnética junto da mamografia, em pacientes com altos riscos de desenvolver o câncer de mama. Esse exame consiste em uso de imãs e ondas de rádio para obter imagens da mama.

A ressonância também é indicada com mais frequência para pacientes com tecido mamário mais denso. Ainda assim, esse exame tem maiores taxas de resultados falso-positivos. Assim, o paciente pode receber recomendação de biópsias e outros testes.

Exame clínico regular

Esse exame clínico físico acontece geralmente durante exames de rotina e check-up médico. Neste exame, o profissional da saúde treinado na técnica apalpa cuidadosamente os seios, axilas e área abaixo da clavícula, procurando sinais de alterações ou anormalidades.

Auto exame

Você pode continuar com o auto exame em casa, sem problema algum. Mas esse artigo serve de alerta para te lembrar que nem sempre este será suficiente. Converse com seus médicos, peça exame clínico e mantenha seus exames preventivos em dia.

Um diagnóstico precoce pode salvar a sua vida.