Beijo do Homem Aranha
Foto: Reprodução/Marvel

13 de abril celebra o Dia do Beijo, uma data que homenageia uma das mais conhecidas e significativas formas de mostrar seu amor por alguém. Mas, de acordo com especialistas, além de gostoso, o beijo proporciona uma série de benefícios importantes para a nossa saúde emocional e física.

Por exemplo, você sabia que beijar reduz o estresse, aumenta a autoestima e até queima calorias? Pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, analisaram e constataram que o beijo tem benefícios para nosso organismo. O estudo concluiu que beijar também melhora o sistema imunológico e, em alguns casos, também pode contribuir com o sistema nervoso parassimpático, mecanismo que o corpo assume quando estamos confortáveis e relaxados.

Confira abaixo os benefícios do beijo para nossa saúde

Beijar relaxa

De acordo com o estudo publicado no Annual Meeting of the American Association for the Advancement of Science (AAAS), o beijo estimula a liberação de hormônios neurotransmissores, como dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Portanto aumentam a sensação de relaxamento e bem-estar.

Reduz o estresse

Além disso, a liberação desses hormônios inibem o cortisol, outro tipo de hormônio, ativado em momentos de estresse. O cortisol pode causar diversos malefícios ao organismo. No mesmo sentido, a liberação de hormônios como a dopamina e serotonina também significa a diminuição do estresse.

Aumenta a libido

Beijar na boca tem ligação íntima e direta ao nosso desejo sexual. Por isso, o beijo libera testosterona, tanto em homens quanto em mulheres. A testosterona é o principal hormônio que atua na libido e atração sexual.

Dessa forma, quanto mais frequentemente o casal costuma se beijar, melhor e mais prazerosa é relação íntima. Enquanto isso, a falta de beijos é um fator altamente relacionado à insatisfação sexual do casal.

Fortalece a imunidade

Beijar pode aumentar o desempenho do sistema imunológico, devido à importância das bactérias que normalmente circulam na troca de saliva. Segundo especialistas, essas bactérias ajudam o organismo a ganhar mais resistência. Isso cria anticorpos e equilibra as defesas imunológicas do nosso corpo. Mas, se estiver doente, guarde o beijo para depois. Muitas doenças são transmitidas através da saliva.

Melhora a autoestima

Beijar aumenta a produção de ocitocina, o hormônio do amor. O ato também está relacionado à maior produção de vasopressina, hormônio associada ao fortalecimento de vínculos afetivos.

Assim, o beijo gera sentimentos de conquista, sedução, realização e desejo, aumentando nossa autoestima e autoconfiança.

Beijar ajuda a perder peso

Especialistas afirmam que um beijo queima em média de duas a três calorias por minuto. De acordo com eles, ao beijar você movimenta 34 músculos faciais e 112 músculos relacionados à postura. Além disso, a excitação durante um beijo provoca uma vasodilatação – abertura de vasos – no corpo todo.

Isso, somado à aceleração da frequência cardíaca, de 70 a 140 pulsações por minuto, contribui para o aumento do sangue levado aos tecidos. Com isso, tonificamos a pele e até amenizamos dores no corpo, como a dor de cabeça.

Gostou desse artigo? Compartilhe com a pessoa que você gosta de compartilhar os melhores beijos!