Canva
Canva

A porção das costas é composta por uma estrutura complexa de músculos, ligamentos, tendões, discos e ossos, que trabalham em conjunto para apoiar o corpo e permitir o movimento. Desta forma, os segmentos da coluna vertebral são amortecidos com “almofadas” em forma de cartilagem chamadas discos. Os problemas com qualquer um destes componentes podem levar a dores nas costas.

Embora não seja muitas vezes clara a origem da dor nas costas, ela pode ser resultado de lesão por esforço, má postura, ou então causada por problemas nos discos da coluna, no nervo ciático, ou espondilite anquilosante. Outras causas, porém mais raras, são fratura óssea, câncer ou uma infecção.

Ainda, as dores nas costas podem vir como resultados de lesões, tensão por estresse ou encurtamento muscular nas pernas e no joelho. Essas tensões provocam compressão de nervos e a dor pode aparecer na lombar, porém com origem fora da coluna.

Como forma mais comum, a dor na costa pode ser gerada por tensão ou distensão muscular gerados por músculos ou ligamentos esticados, espasmo muscular, tensão muscular, discos danificados, ferimentos, fraturas ou quedas. As atividades que podem levar a tensões ou espasmos incluem:

  • Levantar algo de forma inadequada
  • Levantar algo que é muito pesado como na academia, por exemplo
  • Fazer um movimento abrupto e incômodo

Como o fisioterapeuta pode ajudar

O fisioterapeuta pode ajudar a restaurar a mobilidade e reduzir as dores na lombar e, em muitos casos, sem cirurgia ou efeitos colaterais dos medicamentos.

Nem todas as dores lombares são iguais; portanto, o tratamento deve ser adaptado aos sintomas e condições específicas. Uma vez concluído o exame, o fisioterapeuta avaliará os resultados, identificará os fatores que contribuíram para o problema específico da coluna e elaborará um plano de tratamento individualizado.

Os tratamentos podem incluir:

  • Terapia manual, incluindo manipulação da coluna, para melhorar a mobilidade das articulações e tecidos moles.
  • Exercícios específicos de fortalecimento e flexibilidade.
  • Educação sobre como cuidar melhor das costas.
  • Treinamento para levantar, dobrar e sentar adequadamente; para fazer tarefas tanto no trabalho como em casa; e para posições adequadas de sono.
  • Assistência na criação de um programa de atividade física seguro e eficaz para melhorar a saúde geral.
  • Uso de tratamentos com gelo ou calor ou estimulação elétrica para ajudar a aliviar a dor.

Práticas que podem ser feitas em casa

O fisioterapeuta indicará atividades que devem ser realizadas em casa e com a frequência indicada para que os resultados sejam obtidos. É importante que o tratamento das dores nas costas seja feito pelo profissional com assistência e cooperação do paciente.

Fonte: Canva

Desta forma, algumas das atividades que os fisioterapeutas frequentemente indicam aos pacientes são:

Alongamentos

Quase todos os indivíduos que sofrem de dor na lombar devem alongar os músculos uma ou duas vezes ao dia. O alongamento simples não leva muito tempo, embora possa ser difícil de lembrar, especialmente se houver pouca ou nenhuma dor. É importante ressaltar que algumas dores nas costas podem ser originárias de tensão por estresse que acabam afetando a musculatura e, algumas vezes, comprimindo os nervos e gerando dor e desconforto. Os exercícios de alongamento são essenciais em casos de tensão muscular pelo estresse.

Exercícios de reforço muscular

Se os músculos estão tonificados, tem mais suporte e força contra impactos e tensões. Para fortalecer os músculos das costas, indica-se 15 a 20 minutos de estabilização dinâmica da lombar ou outros exercícios prescritos que devem ser feitos dia sim, dia não. O fortalecimento do “core” muscular também é importante no tratamento da dor lombar, assim como realizar os exercícios corretamente.

Condicionamento aeróbico de baixo impacto

Exercícios aeróbicos de baixo impacto são importantes para a redução da dor a longo prazo. Há muitas opções disponíveis, tais como caminhar, andar de bicicleta ou hidroginástica. Exercícios aeróbicos, muitas vezes, devem ser feitos por 30 a 40 minutos três vezes por semana, em dias alternados com os exercícios de fortalecimento muscular.

Desta forma, o fisioterapeuta é o profissional de saúde que pode auxiliar nas dores nas costas de origem muscular e promove aos paciente maior conforto e treinamento sobre postura e maneiras de evitar que a dor se repita.