Juliana Benutto com elementos que auxiliam no equilíbrio dos chakras.
Juliana Benutto atua como massoterapeuta e terapeuta holística há 16 anos (Foto: Arquivo pessoal)

Você já ouviu falar sobre o equilíbrio dos chakras? Os chakras são centros de energia distribuídos ao longo do corpo, somando um total de sete, localizados desde a base da coluna (cóccix) até o topo da cabeça. Cada chakra está associado a um órgão, sentimento e emoção, desempenhando um papel essencial na regulação do fluxo de energia. Esse equilíbrio influencia diretamente a saúde física, mental e espiritual.

Para saber como equilibrá-los, a massoterapeuta e terapeuta integrativa Juliana Benutto, em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, compartilha algumas dicas que podem tornar o seu ano novo mais feliz.

“Existem várias práticas para alinhar e equilibrar os chakras, temos recursos desde a alimentação até a respiração consciente. Primeiro é necessário conhecer cada chakra e entender qual pode estar em desequilíbrio – as queixas principais de cada um, nos direciona a identificar qual chakra está em possível desequilíbrio”, detalha. 

Juliana exemplifica que o chakra plexo solar, localizado acima do umbigo na região próxima ao estômago, está ligado aos órgãos do sistema digestivo. Por meio dele, desenvolve-se a identidade pessoal. “Em desequilíbrio, podemos sentir dores de estômago, má digestão, cálculos na vesícula, diabetes, ansiedade, sensação de impotência e vitimismo. Em equilíbrio traz confiança, motivação, melhor relacionamento interpessoal e clareza nas decisões”.

E para mantê-los em equilíbrio, Juliana indica aromaterapia, alimentação consciente com alimentos naturais e coloridos, respiração consciente e meditação com o auxílio de mantras. “A frequência sonora ou Hertz (Hz) tem influência, pois entram em ressonância com os chakras, trazendo bem-estar e equilíbrio, afetando diretamente o nosso lado emocional”, completa. 

O uso de cristais também pode contribuir neste processo, pois possuem propriedades energéticas e cada cristal “vibra” em uma frequência diferente. Para o plexo solar, o cristal indicado é o citrino, calcita amarela e topázio, segundo a massoterapeuta, que atua há 16 anos no segmento. 

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

Saiba como equilibrar os chakras em seu dia a dia

De acordo com a massoterapeuta, o primeiro passo para ter equilíbrio dos chakras é ter calma e respirar. “Comece tirando 5 minutos do seu dia para meditar e, ao contrário do que muitos pensam, meditar não é pensar em nada, mas é saber que naquele momento nada é mais importante do que a pausa”, explica.

Ela também orienta que para ter equilíbrio dos chakras é necessário incorporar na rotina prática de exercícios, “a yoga pode ser uma ótima opção, pois além de movimentar o corpo te ensinará a respirar de forma correta”.

O autocuidado também é uma forma de trazer equilíbrio dos chakras. “Busque por momentos únicos e voltados para você. Um banho mentalizando que a água está limpando não só seu corpo, mas também as energias que causam desequilíbrio no seu corpo”, diz Benutto.  

[tdj-leia-tambem]

Como atrair prosperidade para 2025?

Os chakras relacionados à prosperidade são o chakra raiz/ base, localizado na coluna (cóccix), que proporciona estabilidade, segurança financeira, firmeza nas decisões e “dá base sólida para manifestar a abundância”, o plexo solar que trabalha diretamente com a autoestima e autoconfiança, e o chakra cardíaco, localizado no centro do peito, associado ao amor, compaixão e ligado diretamente ao emocional. 

E para alinhá-los e potencializar o poder de prosperidade, Juliana traz uma receita de spray natural que promete ajudar em seus dias:

Ingredientes

  • 1 anis estrelado
  • 3 folhas de louro
  • 1 punhado de alecrim
  • 100ml de álcool de cereais

Modo de preparo: deixe descansar por 7 dias em local escuro.

Modo de usar: borrife em seu local de trabalho, caso isso não seja possível, borrife sobre você antes de sair para o trabalho.