Mesa farta com comidas típicas de festa junina, como bolo de milho, paçoca, e canjica, com decoração festiva.
Foto: Canva

Junho chegou, e com ele o clima de festa toma conta do país. Entre bandeirinhas, quadrilhas e o calor da fogueira, as mesas das festas juninas se enchem de iguarias irresistíveis. No entanto, por trás do sabor e da tradição, esses alimentos podem se tornar vilões da saúde se consumidos sem moderação.

Somado ao frio característico da estação, que naturalmente aumenta o apetite, o cenário pode levar a exageros que afetam o organismo: desde o ganho de peso até desconfortos digestivos e alterações metabólicas.

Por que sentimos mais fome no inverno?

De acordo com o farmacêutico Dr. Wagner, da Phitofarma Jundiaí, o aumento da fome nos dias frios é um mecanismo natural do corpo humano. “Nosso organismo precisa gastar mais energia para manter a temperatura corporal estável. Com isso, sentimos mais fome, especialmente por alimentos calóricos e ricos em gordura e açúcar, que oferecem uma resposta energética rápida”, explica.

Além disso, o frio pode afetar a produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina — substâncias que regulam o prazer e a saciedade. “Isso explica o aumento da vontade por doces e comidas mais pesadas. É uma tentativa do cérebro de equilibrar o bem-estar em dias mais cinzentos”, completa o farmacêutico.

Quais os perigos dos exageros?

Embora uma noite de festa não represente riscos significativos, a repetição dos abusos ao longo do mês pode trazer diversos prejuízos à saúde. Dr. Wagner alerta que os efeitos mais comuns dos exageros alimentares incluem:

  • Inchaço abdominal, gases e refluxo
  • Sensação de sonolência e queda de energia após as refeições
  • Picos e quedas de glicemia
  • Prisão de ventre ou diarreia
  • Retenção de líquidos
  • Ganho de gordura abdominal
  • Inflamação leve, que pode intensificar dores articulares e sensação de fadiga
  • Agravamento de condições como gastrite, síndrome do intestino irritável, colesterol elevado e resistência à insulina

[tdj-leia-tambem]

E o consumo de bebidas alcoólicas?

Tradicionais nas festas juninas, o quentão, vinho quente, batidas e licores artesanais também merecem atenção. “O álcool, mesmo em quantidades moderadas, compromete o metabolismo da glicose, desidrata, sobrecarrega o fígado e estimula ainda mais o apetite”, ressalta Dr. Wagner.

Além disso, ele pode dificultar a digestão e a absorção de nutrientes, o que agrava ainda mais os efeitos dos alimentos mais gordurosos ou açucarados típicos dessa época.

Como aproveitar com equilíbrio?

A melhor forma de curtir as festas juninas sem culpa é adotar pequenas estratégias:

Coma devagar, saboreando os alimentos com atenção plena e prefira porções menores, evitando repetir os pratos mais pesados. 

Intercale pratos típicos com opções mais leves, como saladas ou frutas e hidrate-se bem, principalmente se houver consumo de álcool. Evite ir às festas com muita fome, para não exagerar logo no início e no dia seguinte, priorize refeições mais leves, com alimentos anti-inflamatórios e digestivos.

Dr. Wagner finaliza: “É totalmente possível aproveitar a culinária típica com consciência. O segredo está no equilíbrio — e, se houver exagero, é importante dar um tempo para o corpo se recuperar com uma rotina mais saudável nos dias seguintes.”

Fitoterapia e nutracêuticos: aliados inteligentes nessa época

Na Phitofarma Jundiaí, diversos ativos manipulados podem ser personalizados para auxiliar nos efeitos pós-exagero, na digestão, no equilíbrio glicêmico e na retomada da saciedade. Todos com respaldo técnico e prescrição segura.

Ativos recomendados

  • Enzimas digestivas (amilase, lipase, protease): auxiliam na digestão de gorduras, proteínas e carboidratos
  • Silimarina, Boldo, Cardo-mariano: promovem desintoxicação hepática
  • Berberina + Zinco quelado: regulam a glicemia e o metabolismo pós-refeição
  • Picolinato de Cromo + 5-HTP + Triptofano: modulam a saciedade e o desejo por doces
  • Glutamina + Espinheira Santa: acalmam e reparam a mucosa gastrointestinal
  • Probióticos manipulados: reequilibram a flora intestinal após sobrecarga alimentar
  • Morosil®, Sinetrol® ou Citrus aurantium: auxiliam no metabolismo e queima de gordura
  • Fórmulas detox ou drenantes: eliminam toxinas e auxiliam na retenção de líquidos

Esses ativos, associados a bons hábitos, podem ser uma ponte entre o prazer e a saúde.

Na Phitofarma Jundiaí, cada atendimento é focado na personalização do tratamento, com fórmulas manipuladas de acordo com as prescrições médicas ou nutricionais. A farmácia alia tecnologia, experiência e tradição, oferecendo um cuidado completo para quem busca mais saúde e qualidade de vida.

A Phitofarma Jundiaí está localizada na Rua Anchieta, 214, Centro. Orçamentos e informações pelo telefone (11) 3963-8278 ou WhatsApp (11) 99634-8915.