
Após um período de temperaturas elevadas, a chegada de uma frente fria está prevista para os próximos dias, com um declínio significativo nas temperaturas, principalmente nos estados de São Paulo e em cidades como Jundiaí. De acordo com a Climatempo, a mínima pode chegar a 9°C no sábado (10), exigindo cuidados redobrados com a saúde, especialmente em relação a doenças respiratórias.
O Dr. Eduardo Leme, pneumologista do Hospital São Vicente, alerta para a maior vulnerabilidade de idosos e crianças em relação a frente fria. “Utilizar roupas e agasalhos adequados para proteção de ambientes ao ar livre ou salas frias, como bonés, toucas e mantas, é muito importante porque garante o aquecimento das extremidades do corpo. Vale ressaltar o uso de segunda pele térmica que garante a conservação da temperatura interna”, explica. “Ingerir bebidas quentes, como chás, chocolates, sopas e caldos também é uma boa opção para manter o corpo aquecido”, destaca.
Além disso, segundo o médico, idosos devem tomar banhos mais rápidos, no inverno, garantindo assim a menor exposição à friagem. “De preferência no horário mais quente do dia. Já os cabelos devem ser secos com secador, principalmente em casos de cabelos longos”, finaliza o médico.
Outras recomendações para a frente fria
- Proteja os pés: Utilize meias de lã ou de material térmico e mantenha os pés secos.
- Evite mudanças bruscas de temperatura: Ao sair de um ambiente quente para um ambiente frio, cubra-se adequadamente para evitar choques térmicos.
- Use protetor labial: Os lábios são uma das áreas mais afetadas pelo frio, por isso é importante utilizar protetor labial para evitar rachaduras e feridas.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		