Escolas estaduais de Jundiaí oferecem merenda para alunos em situação de vulnerabilidade
Foto: TV Globo/Reprodução

Atualmente, de acordo com a Prefeitura de Jundiaí, há cerca de 400 crianças na rede municipal de ensino que precisam de acompanhamento por apresentarem alergias alimentares. Sendo assim, o Departamento de Alimentação e Nutrição promoverá a partir de junho, formações para profissionais da educação sobre os casos.

“O objetivo é implantar o protocolo sobre alergia alimentar para o atendimento das crianças, um dos passos para o estabelecimento de uma política pública sobre o tema”, explica a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Nesta sexta-feira (21), a partir das 9h, a Câmara Municipal, junto do Departamento de Alimentação e Nutrição da Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí, promoverá um seminário online com o tema “Conscientização sobre Alergia Alimentar”. A conversa será transmitida pela TV Câmara (canais 12.5 UHF e 4 NET), pelo Facebook e YouTube da Câmara. 

Entre os assuntos abordados no seminário, serão discutidas o que são, reações e tratamentos para alergias alimentares. “Precisamos ampliar a discussão sobre um tema que tem tanta importância não somente no âmbito escolar, mas de toda a sociedade”, explica a diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição, Maria Angela Delgado.

Participação especial

Delgado é quem irá apresentar o seminário, com mais três especialistas convidadas:

Érika Campos Gomes, mestre em Psicologia Clínica e criadora do projeto “Escola Amiga da Alergia” que falará sobre a “Experiência exitosa nos cuidados com alérgicos, na área de alimentação escolar”;

A alergista e imunologista Ariana Yang, doutora em Ciências pela USP e médica do Hospital das Clínicas e Unicamp, também diretora do Instituto de Alergia de Campinas, apresentará a palestra “Meu filho é alérgico e agora?”;

E a nutricionista Carina Scapinelli, pós graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional, Fitoterapia, Nutrição Ortomolecular com base em nutrigenômica, especializada em Nutrição Materno Infantil, falará sobre “Alergia e os aspectos nutricionais”.

[tdj-leia-tambem]

Inclusão do tema

A pauta de alergias alimentares também é tema do Projeto de Lei 13.358/2021, criada pelo Presidente da Câmara de Jundiaí, o vereador Faouaz Taha. O texto deverá ser votado ainda esse mês, e prevê a criação da “Semana Municipal de Conscientização sobre Alergia Alimentar”.

“Recebemos a sugestão deste projeto do próprio Departamento de Nutrição da prefeitura. Criar a Semana e promover esse debate de conscientização sobre alergia alimentar é uma ação que soma ao trabalho já feito na Educação, tão atenta às novas necessidades de alunos e famílias. Nosso objetivo é contribuir com informações que auxiliem esse atendimento específico e ampliar o conhecimento sobre esses casos para segurança de todos”, explica Faouaz.