
Para se exercitar, você precisa seguir alguns passos importantes, tanto para a execução ideal das práticas, quando para seu próprio bem-estar. Um desses fatores é a pausa entre um exercício e outro, mas tem muita gente que não leva muito a sério.
Não, os professores das academias não colocam as pausas na sua programação para você ficar mais tempo por lá. E não, esse tempo de descanso não é você que determina o quanto quiser. Na verdade, respeitar a pausa durante o treino é tão importante quanto a execução bem feita dos exercícios em si.
De acordo com o professor de Educação Física da Academia Céltica, Gustavo Henrique, o tempo entre uma prática e outra tem um propósito. “O objetivo principal dessas pausas é ajudar os músculos a se recuperarem entre os exercícios. Assim, com as pausas certas, você já está pronto para continuar o treino.”
Dessa forma, se suas pausas forem menores do que devem, os músculos podem ficar cansados, e comprometer a performance das próximas repetições. Além disso, um intervalo maior que o indicado para cada repetição pode alterar o estímulo físico e mudar as adaptações do corpo que o exercício precisa. Isso também modifica negativamente o resultado esperado do treino.
Tem um tempo de pausa ideal?
Não, o tempo de pausa entre as séries vai depender de vários fatores, como objetivo do aluno, experiência na prática, quantidade de exercícios e estrutura de cada treino. Por isso, é o professor responsável pelo planejamento dos seus exercícios quem determina quanto tempo cada pausa terá.
[tdj-leia-tambem]
Em geral, treinos que têm como foco ganho de força e massa muscular, que demanda de cargas maiores, o intervalo vai de 45 segundos a 1 minuto e meio. Enquanto isso, treinos para emagrecimento têm pausa menor, assim mantém os batimentos cardíacos acelerados, incentivando maior gasto calórico.
Lembre-se de sempre contar com a ajuda de um professor especializado para montar seu treino. Assim, você se mantém cada vez mais próximo do seu objetivo, de forma saudável.
Você pode saber mais sobre exercícios físicos com os professores da Céltica. Siga a página no Instagram e acesse o site para conhecê-los.