
A academia desempenha um papel crucial na busca por uma vida mais saudável e um corpo em forma. No entanto, cada pessoa tem objetivos diferentes ao entrar na academia, seja perder peso, ganhar massa muscular ou melhorar o “cardio”.
Assim, para atender a esses objetivos de forma eficaz, você deve consultar um personal trainer ou professor na academia para personalizar seus planos de treino.
Com ajuda do professor Willian Azevedo, da Academia Céltica de Jundiaí, exploraremos quais exercícios devem estar nos seus treinos para conquistar seus objetivos:
Perda de peso
“Para aqueles que desejam perder peso, o foco do treino deve ser a queima de calorias e a melhoria do metabolismo”, explica o professor Willian. Dessa forma, um plano de treino personalizado para perda de peso pode incluir:
- Treinos aeróbicos: Como corrida, ciclismo, elíptico ou aeróbica. Esses exercícios ajudam a queimar calorias de forma eficiente.
- Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT): Alternância entre períodos de alta intensidade e recuperação, maximizando a queima de gordura.
- Treinamento de resistência: Incorporar exercícios com pesos leves a moderados para manter a massa muscular durante a perda de peso.
Ganho muscular
Para aqueles que buscam ganhar massa muscular, o foco deve ser o treinamento de força e o aumento da sobrecarga nos músculos. De acordo com Willian, um plano de treino personalizado para ganho muscular pode incluir:
- Treinamento de musculação: Focando em exercícios compostos que recrutam vários grupos musculares simultaneamente, como agachamentos, supinos e levantamento terra.
- Periodização: Variação nas intensidades e volume de treinamento ao longo do tempo para promover ganhos contínuos de força e massa muscular.
- Nutrição adequada: Consumo suficiente de proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis para suportar o crescimento muscular e a recuperação.
Melhoria do condicionamento cardiovascular
“Para aqueles que desejam melhorar o condicionamento cardiovascular e a resistência, o foco deve ser o treinamento cardiovascular e a capacidade aeróbica”. Um plano de treino personalizado para melhoria do condicionamento cardiovascular pode incluir:
- Treinamento de cardio: Como corrida ou circuitos de exercícios aeróbicos.
- Treino de intervalo: Alternar entre períodos de alta intensidade e baixa intensidade para aumentar a capacidade cardiovascular.
- Incorporar atividades funcionais: Como treinamento de circuito ou exercícios que imitam movimentos do dia a dia para melhorar a resistência e a coordenação.
“Um plano de treino personalizado deve ser flexível o suficiente para se adaptar às mudanças nas capacidades e necessidades individuais do praticante ao longo do tempo”, destaca o professor Willian Azevedo.
Dessa forma, ao trabalhar com um profissional qualificado, é possível criar um plano de treino personalizado que leve em consideração todos esses aspectos, proporcionando assim uma jornada fitness eficaz e gratificante. Na Academia Céltica você encontra professores para te auxiliar durante todo treinamento e equipamentos novos e modernos.