
Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP constatou uma queda de 5,92% no preço médio dos repelentes contra insetos na última semana. O valor médio, que era de R$ 25 na pesquisa anterior, realizada em 28 de março, passou para R$ 23,52.
Apesar da queda no preço, os especialistas do Procon-SP alertam para a falta de variedade de produtos disponíveis no mercado. Na pesquisa atual, apenas três itens de duas marcas puderam ser comparados, devido à escassez de produtos.
A falta de oferta nos sites das principais redes de farmácias indica que a reposição ainda está abaixo da necessidade, mesmo com o ligeiro alívio observado na última semana.
Recomendações para o consumidor:
- Pesquisar preços: O Procon-SP orienta o consumidor a pesquisar preços em diferentes lojas antes de comprar o repelente.
- Ler o rótulo com atenção: Ao escolher um repelente, é importante ler o rótulo com atenção e verificar se o produto possui registro da Anvisa, data de validade e instruções de uso.
- Observar restrições de idade: Alguns repelentes possuem restrições de idade. É importante verificar se o produto é adequado para a idade do usuário.
- Prevenir a dengue: O uso de repelente é apenas uma das medidas para prevenir a dengue. É importante também eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença.
Levantamentos anteriores:
O Procon-SP vem realizando pesquisas de preço de repelentes contra insetos desde dezembro de 2023. O objetivo das pesquisas é ajudar o consumidor a ter informações para fazer uma compra consciente e contribuir para a prevenção da dengue.