
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí abrirá, nas próximas semanas, novas turmas para o Programa de Assistência ao Tabagista (PAIT). O projeto para combate do vício no tabaco existe há 13 anos e já ajudou mais de 5 mil pessoas.
Na Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Maringá, as novas turmas começarão no dia 15 de outubro. Para evitar aglomerações, cada grupo contará com 10 jundiaienses, de qualquer região da cidade.
As turmas participarão de seis encontros, conduzidos por uma equipe multidisciplinar com médico clínico, farmacêutico, dentista, nutricionista, enfermeiro e agentes comunitários de saúde.
“O tabagismo é um problema de saúde pública, sendo considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. Sendo a promoção da educação em saúde voltada aos malefícios do tabagismo à população, o intuito do programa é incentivar hábitos de vida saudáveis e oferecer apoio ao tabagista que deseja parar de fumar”, ressalta a gerente da Nova UBS Maringá, Gleice Santos.
Além da nova unidade de saúde, as atividades do PAIT também serão realizadas no próximo mês em outros equipamentos de Jundiaí.
- NIS (Núcleo Integrado de Saúde) – Avenida Carlos Salles Block, 74 (4º andar): A partir do dia 6 de outubro, promoverá encontros às quartas-feiras, das 14h às 16h; a partir de 22 de outubro, às terças-feiras, no mesmo horário.
- Nova UBS São Camilo – Rua Pedro Ravanhani, 298: novas turmas às terças-feiras, das 14h às 16h, a partir do dia 22 de outubro.
Para participar, basta comparecer à unidade de saúde com os documentos pessoais para realizar a inscrição.
[tdj-leia-tambem]