Homem partindo cigarro ao meio
Foto: Freepik

A Prefeitura de Jundiaí anunciou que o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) está retornando com o atendimento em grupos. O PAIT é modelo em combate e prevenção ao tabagismo e auxilia no tratamento de pessoas que desejam parar de fumar. O atendimento estava, até então, acontecendo apenas individualmente, por causa da pandemia.

O retorno dos encontros seguirá todos os protocolos de segurança quanto ao número de participantes e distanciamento entre eles. “Durante a pandemia, os fumantes passaram a fumar mais e alguns ex-fumantes recaíram. É importante que essas pessoas busquem ajuda nessa fase, atentando também para o fato de que o fumante tem risco maior de ter complicações pela Covid, com o aumento do risco de infecção”, alerta o coordenador do PAIT, Dr. Carlos Costa.

Os encontros acontecem no Núcleo Integrado de Saúde (NIS), na Avenida Carlos Salles Bloch, 74, Parque do Colégio, todas as terças-feiras, às 14h. 

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também montam grupos para o programa. Os interessados podem buscar pelo serviço no NIS, no dia e no horário indicado, ou devem procurar as Unidades Básicas de Saúde de referência, além de poderem obter outras informações pelo telefone (11) 4521-0733.

[tdj-leia-tambem]

O PAIT foi lançado em agosto de 2007 e já ajudou cerca de 7 mil pessoas, com 80% de sucesso. Com seis encontros semanais, o programa como abordagem psicológica a Terapia Cognitiva-Comportamental e Motivacional, e oferece acompanhamento, inclusive, medicamentoso – para aqueles que necessitem -, a partir da terceira sessão.

Os remédios são oferecidos gratuitamente. Após o sexto encontro, os pacientes são orientados a frequentar as reuniões uma vez por mês, durante um ano, para evitar a recaída. Segundo estimativas, cerca de 7 milhões de pessoas morrem anualmente por complicações decorrentes do tabagismo. No próximo dia 31 de maio, segunda-feira, é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco.