
Na manhã deste sábado (26), profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais iniciaram uma capacitação com foco na qualificação e treinamento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência permanente.
O projeto de qualificação profissional faz parte de uma parceria firmada entre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). O treinamento conta com a capacitação de 9 profissionais e terá duração de uma semana.
Sentados em cadeiras de rodas, os técnicos vivenciarão o dia a dia de quem tem mobilidade reduzida e precisa de um equipamento para se locomover.
Entre de cadeiras de rodas
Além disso, a parceria contempla a entrega de 300 cadeiras de rodas para usuários de Jundiaí. No sábado (4), data em que está previsto encerramento da formação com direito a certificados aos profissionais participantes, o projeto fará a entrega das cadeiras de rodas. O projeto tem duração de 12 meses.
“O propósito é também elevar a qualidade dos serviços de cadeiras de rodas do município. De fato, para a Igreja, este é o maior propósito do projeto, que inclui a doação de cadeiras para diminuir o gargalo existente de necessitados de cadeiras”, detalha Élder Fábio Mottola, responsável pelo projeto no Brasil.
De acordo com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), as cadeiras prescritas pelos técnicos capacitados no treinamento contemplarão todas as pessoas que possuem deficiência permanente e que não precisam de cadeira adaptada. Ao todo, a entrega elimina cerca de 47% da fila de espera dos equipamentos.
“As parcerias são caminhos saudáveis para o avanço das gestões das cidades. Jundiaí tem ótimos exemplos do trabalho desenvolvido neste formato, desde o projeto ‘Acolha um Quarto, Conforte Vidas’, do HSV, até as doações para a pandemia”, detalha o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
“Agora, esta iniciativa de excelência vem a somar, beneficiando não somente as cerca de 300 pessoas que receberão as cadeiras nos próximos meses, como os que chegarão ao serviço, pois serão avaliados com base nos conhecimentos adquiridos”, comenta o gestor.
Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a parceria com a instituição agrega ao município. “A parceria com a igreja une a oferta de treinamento e disponibilização de equipamentos, numa junção sublime entre o poder público e a iniciativa privada por meio de organizações”, salienta Luiz Fernando.
[tdj-leia-tambem]