Mão de paciente com luva com água, com o escrito "Tudo vai ficar bem"
Foto: Divulgação/Hospital São Vicente

O Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí, é reconhecido pelo atendimento humanizado, principalmente durante a pandemia da Covid19, com muitos pacientes hospitalizados por causa da doença. Com isso, a equipe médica está sempre inovando com projetos que promovam mais conforto e segurança às pessoas internadas.

Desta vez, a iniciativa agregada ao dia a dia do hospital é o “Mãozinha do Amor”. Esse projeto consiste em colocar a mão do paciente entre duas luvas com água morna, como se o familiar do paciente estivesse presente, o amparando de mãos dadas. A ideia é fazer o possível para oferecer calor humano, tão escasso nos últimos tempos.

“Com esse pequeno ato, nós podemos contribuir ainda mais com a recuperação dos pacientes, os auxiliando na passagem desse momento tão difícil. É muito gratificante”, compartilha Maria Alaíde Chaves Ferreira, enfermeira.

Além disso, as luvas ainda melhoram a perfusão, mecanismo que bombeia sangue nos pulmões e a saturação, que indica o índice de oxigênio do sangue, já que a temperatura da água evita falsa leitura de oximetria.

“A equipe aceitou muito bem a ideia, estão todos muito empolgados. Nós começamos pelos pacientes internados por Covid19 devido à internação prolongada e por não receberem visitas, mas visamos beneficiar também, de uma maneira geral, outros pacientes que estejam intubados. É importante tanto para a saúde física, quanto para a saúde mental de ambas as partes”, explica a supervisora de enfermagem Kelly Cristina Vicente Alves.

A equipe hospitalar ainda escreve frases motivacionais nas luvas, para dar mais confiança e conforto aos pacientes, como “Você é guerreira, não pare de lutar”, “Não desista, seja forte” e “Tudo vai ficar bem”.

Luvas são personalizadas pela equipe médica (Foto: Divulgação/Hospital São Vicente)

[tdj-leia-tambem]