
Há 18 anos, José Alves Moreira Filho (56) vive com psoríase pelo corpo, uma condição em que as células da pele se acumulam e formam escamas e manchas secas que causam coceira. A psoríase não é contagiosa, mas ainda existe preconceito acima dessa e de outras outras doenças de pele.
Por isso, José está há oito anos com o projeto “Sentindo na Pele”, que busca conscientizar a população sobre as doenças de pele não contagiosas. “A divulgação é o único caminho para as pessoas saberem que essas [doenças] existem, que não se transmite, não tem cura, mas tem tratamento”, explica José.
Assim, enquanto fazia o trabalho sozinho, José conheceu outras pessoas que sentiam o mesmo que ele, a necessidade de conscientizar pessoas sobre esses problemas. Essas pessoas, que vivam com vitiligo, lupus, rosácea e dermatites, se uniram a ele e o grupo começou a crescer.
Atualmente, o grupo faz palestras em Rotary, panfletagem pela cidade e ainda conta com a ajuda da Prefeitura de Jundiaí para promover reuniões com especialistas.
Projeto de Lei
Em 2017, o grupo decidiu expandir o projeto. Assim, entraram em contato com o vereador Gustavo Martinelli, do PSDB de Jundiaí, solicitando apoio ao “Sentindo na Pele”.
Martinelli se sensibilizou com a causa e criou o projeto de lei 12.289, que previa a criação de um Dia Municipal de conscientização das doenças de pele não contagiosas. Assim, no dia 6 de fevereiro de 2018, o projeto foi aprovado na Câmara de Jundiaí.
Portanto, pela lei 8910, o dia 29 de outubro foi instituído no Calendário Municipal de Eventos como o Dia da Conscientização da Psoríase e Outras Doenças de Pele Não Contagiosas.
Eventos
Após a criação da data de conscientização, o grupo começou a desenvolver eventos por toda a cidade. Em 2018, foi realizado o primeiro grande evento, com a participação de profissionais da saúde.
Em 2019, o projeto, com apoio da Prefeitura de Jundiaí, escolheu a UBS da Vila Maringá para realizar dois eventos no ano, conversando com moradores sobre o tema.
Ainda no início deste ano, o grupo foi convidado pela Secretaria de Educação de Jundiaí para participar de um evento com os pedagogos da cidade. “A gente acredita que se você conscientizar os pequenos, vai ficar muito mais fácil lá na frente, das pessoas entenderem que existem doenças de pele não contagiosas, que não é para ter medo”, explica José.
A ação teve o objetivo de mostrar para as pessoas que vivem com as doenças, que é possível encontrar caminhos para ser feliz, com o apoio de especialistas.
O evento comemorativo de 2020, por causa da pandemia, acontecerá pela página Doenças de Pele Não Contagiosas, em uma live. A transmissão terá a presença de dermatologistas e psicólogos que auxiliarão sobre o convívio diário das doenças.
O conteúdo é direcionado tanto para as pessoas que têm as doenças, quanto para àquelas que convivem com alguém que tenha uma das condições.
A live terá início às 19h30 do dia 29 de outubro, e deve ter a duração de 40 minutos à 1 hora.