
O Sesc Jundiaí promoverá, neste final de semana, um bate-papo que abordará a consciência cíclica e o bem-estar da pessoa idosa. O encontro ressaltará também a superação de modelos violentos e excludentes, praticados pela sociedade moderna e ocidental.
O objetivo do projeto é abordar o assunto depois dos avanços que legitimam a velhice como uma das fases naturais do desenvolvimento humano. “A sociedade enfrenta atualmente uma tentativa de retrocesso, que objetiva incluir a velhice como enfermidade na Classificação Internacional de Doenças”, destaca o Sesc.
A terapeuta sistêmica e integrativa Caroline Amanda, fundadora do portal @yonidaspretas, participará dos dois encontros, nos dias 28 e 29 de agosto. Ela fará uma abordagem filosófica e interativa, estimulando os participantes a realocarem os sentidos.
“Para a importância da senioridade como estado, momento e movimento, vitais para a manutenção da coexistência humana, além de debruçarem sobre as imagens das Griott e dos Griot, anciãs e anciãos, guardiões da narrativa oral como tecnologia ancestral, e acessarem um elo de encontro e continuidade: passado, presente e futuro”, explica.

Esse bate-papo é indicado para todas as pessoas, mas especialmente para aqueles a partir de 55 anos de idade, além de profissionais de saúde física e mental que trabalham com idosos.
Os encontros acontecerão 100% online, através da plataforma Zoom, no sábado e domingo, das 9h30 às 11h30. As inscrições são gratuitas, mas têm vagas limitadas. Para se inscrever, basta acessar o link inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?unidades=93, e selecionar a opção “Griott e Griot: ciclicidades e outras tecnologias da senioridade“.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		