Suco natural de fruta pode ser tão ruim para a saúde de idosos quanto refrigerante
Suco natural de fruta pode ser tão ruim para a saúde de idosos quanto refrigerante

Sucos feitos com 100% da fruta podem até ser considerados a opção mais saudável para matar a sede, mas não é bem assim.

Um estudo divulgado no início de maio em uma revista científica norte-americana, o Journal of American Medical Association, revela que o impacto desses sucos pode se assemelhar ao das bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos de caixinha.

“A pesquisa, realizada com mais de 13 mil adultos, com mais de 45 anos de idade, nos Estados Unidos, verificou que a cada 350 mL de sucos de fruta adicionais haveria um aumento no risco de morte para todas as causas entre os idosos.

“Pouca atenção tem sido dada ao papel dos sucos 100% de fruta, que tendem a ser percebidos como uma opção saudável. Assim, é importante entender como bebidas açucaradas naturalmente, além das adoçadas artificialmente, estão associadas ao risco cardiovascular e de mortalidade”, explicam os pesquisadores no estudo.

Ainda conforme os pesquisadores, os nutrientes que compõem tanto o suco natural quanto as bebidas adoçadas seriam bastante similares: os ingredientes predominantes em ambos são açúcar e água.

“Quando fazemos um suco de laranja, usa-se pelo menos três laranjas inteiras para um copo. [Se pensarmos no suco 100% natural vendido em mercados,] esse suco é coado, então as fibras insolúveis se perdem, ficando só as solúveis. Nessa situação, o valor calórico desse suco se equipara ao de um suco mais diluído, acrescido de açúcar”, explica Ivone Mayumi Ikeda Morimoto, professora de Nutrição Clínica da PUCPR.

Mas, antes que você “pare de preparar a bebida em casa ou deixe de comprar o suco 100% de frutas no mercado, contenha o pânico. As professoras Cilene da Silva Gomes Ribeiro, do curso de nutrição da PUCPR, e Deise Regina Baptista, do curso de nutrição da UFPR, lembram que a pesquisa teve um público bastante específico: os idosos.

O estudo se trata de pessoas idosas, e não podemos desconsiderar isso. São pessoas com pré-disposição a vários outros riscos, como diabetes e doenças cardiovasculares, que prejudicam a condição de saúde e longevidade desses indivíduos”, finaliza Cilene.

A comparação feita pelos pesquisadores, de acordo com as nutricionistas, exige atenção porque o suco 100% de fruta, ainda que calórico, contém vitaminas, sais minerais e fibras, enquanto refrigerantes e sucos adoçados são apenas açúcar e água, além de uma série de aditivos.

A solução está em mudar o hábito: em vez de matar a sede com sucos (mesmo o 100% de frutas) ou chás gelados, prefira a água. E, quando for consumir uma fruta, deixe o suco de lado e dê preferência às frutas inteiras, in natura.

Com informações da Gazeta do Povo.