Homem mexendo no celular
Foto: Freepik

A partir do dia 18 de abril, o Núcleo de Atenção à Saúde – NAS da Unimed Jundiaí contará com a Robô Laura, ferramenta de inteligência artificial especializada no acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, via WhatsApp.

“Para ampliar nosso gerenciamento de pacientes crônicos, buscamos uma ferramenta moderna e de fácil interação. A equipe multidisciplinar passará a ter informações mais atualizadas e ampliar sua atuação de acordo com a necessidade de cada paciente”, explica Dr. Nilton Jesus Fernandes, diretor presidente da Unimed Jundiaí.

Pacientes com hipertensão arterial e diabetes serão os primeiros grupos de beneficiários monitorado pela Robô Laura. A equipe do NAS já realizou um processo de busca ativa e determinou a participação de acordo com o perfil apresentado pelo doente crônico. 

Os contatos acontecerão mensalmente para orientar sobre a busca do equilíbrio da saúde e qualidade de vida. Além disso, o atendimento verificará as condições de saúde do paciente. Caso haja necessidade de intervenção, o paciente receberá atendimento pelo teleatendimento ou consulta presencial com a equipe de enfermagem. 

“O gerenciamento de crônicos visa complementar a assistência já prestada em consultório pelo médico. Nossa equipe identifica os pacientes vulneráveis e atua conforme a necessidade apresentada. A doença crônica pode ser controlada e o paciente seguir normalmente com suas rotinas, desde que mantenha sua saúde equilibrada. A Robô Laura complementará uma série de ações já realizadas, buscando ser um canal de suporte rápido e fácil para nossos pacientes”, explica o Enfº Mateus Calori, gerente de Atenção à Saúde da Unimed Jundiaí.

Conheça o Núcleo de Atenção à Saúde – NAS

O Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) foi criado com o objetivo de oferecer aos beneficiários Unimed Jundiaí um serviço dedico ao cuidado de pacientes crônicos, com a oferta de programas de promoção à saúde e prevenção de doenças. O NAS também desenvolve o Programa de Planejamento Familiar.

O monitoramento dos pacientes crônicos foi modernizado com a implantação da Robô Laura, ferramenta de inteligência artificial que auxiliará a equipe multiprofissional do NAS a acompanhar a condição de saúde dos pacientes que tenham o perfil para o programa, bem como os que participam dos grupos de medicina preventiva.

Assim, a Robô Laura entra em contato majoritariamente pelo Whatsapp e a interação visa agilizar e melhorar cada vez mais o atendimento prestado.

O Núcleo de Atenção à Saúde – NAS, fica localizado no Centro Integrado de Atenção à Saúde – Unidade Prudente: Rua Prudente de Moraes, 836, Centro, Jundiaí – SP. Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30 – Telefone: (11) 2923-9000.

[tdj-leia-tambem]

Sobre a Laura – Tecnologia para ajudar a salvar vidas

Eleita em 2021 como TOP 10 Open Startups, ranking que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no país, a startup Laura oferece soluções de inteligência artificial com o objetivo de democratizar a saúde por meio da tecnologia e gerar impacto social positivo em escala, acompanhando toda jornada do paciente.

Através da inteligência artificial e tecnologia cognitiva, a ferramenta permite a priorização de atendimento em instituições de saúde, assim como o gerenciamento de dados da rotina hospitalar, emitindo alertas para a equipe assistencial.

Números

Ativa desde 2016, a tecnologia da LAURA já analisou mais de 11 milhões de atendimentos, reduziu em 25% a taxa de mortalidade hospitalar e ajudou a salvar cerca de 24 mil vidas.

Realizou 12 milhões de atendimentos desde que ela começou a operar em 2016.

Para o Contador de Vidas, o início da análise é Outubro de 2016 até Maio de 2020: 

  • Vidas totais salvas com ajuda da Laura: 24 mil pessoas.
  • Vidas por dia – média: 18 pessoas/dia.

Para o estudo da mortalidade e tempo de internação, foi considerado 6 meses antes da implantação e 6 meses depois da implantação da Laura:

  • Redução da taxa de mortalidade: De 5.18% a 3.87%; portanto, 25% de redução.
  • Redução do tempo de internação: De 103h a 96h; portanto, em média, 7h por paciente – Equivalente a uma redução de 10%.