
Nesta quarta-feira (19), a partir das 18h30, os vereadores de Jundiaí, Faouaz Taha e Rogério Ricardo, farão uma live em suas páginas no Facebook para discutir a luta antimanicomial e dependências na pandemia. Graças à lei criada pelos dois parlamentares, maio foi disposto no Calendário Municipal como Mês da Luta Antimanicomial e aos Cuidados com a Saúde Mental.
As leis dos vereadores foram sancionadas em 2019, e dão maior visibilidade aos temas. “Muitas pessoas questionam a importância de datas no Calendário Oficial de Eventos, mas a legitimação desses dias não fica restrita a uma simples inclusão e sim a todo debate que ela pode gerar”, diz Faouaz. Ele também é autor da lei de criação do “Setembro Amarelo” em Jundiaí, campanha que também discute o combate ao suicídio.
[tdj-leia-tambem]
Desde a conquista, Taha e Rogério promovem diversos debates com a população da cidade a respeito dos temas. Na live desta quarta-feira, especialistas convidados abordarão quadros de dependência na pandemia.
Participarão da transmissão o coordenador de Saúde Mental da Unidade de Gestão de Saúde de Jundiaí, Alexandre Sandri, e da psicóloga, especialista em dependências pela Unifesp e Coordenadora do Caps AD III Jundiaí, Flávia Rangel do Nascimento.
“Em 2020, realizamos lives mensais com profissionais especializados que puderam nos auxiliar e orientar a população sobre os impactos desse momento em diversas áreas relacionadas às emoções e à sanidade mental. Foi muito importante permitir essa troca e diálogo com a população. É nosso papel informar e esclarecer”, afirma Faouaz.