Cheiro do parceiro reduz estresse, segundo estudo
Cheiro do parceiro reduz estresse, segundo estudo

Um estudo feito pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, descobriu que o cheiro do parceiro pode ter efeito calmante sobre uma pessoa. 

Segundo a publicação ‘Personality and Social Psychology’, sentir o cheiro da pessoa amada ajuda a reduzir os níveis de cortisol, considerado o hormônio do estresse. 

Para chegar à conclusão, os pesquisadores analisaram o comportamento de 96 casais heterossexuais e pediram para que os homens usassem uma camiseta durante 24 horas, sem aplicar desodorante, perfume ou qualquer outro produto que pudesse alterar o odor do corpo. 

Após este período, a peça era entregue às parceiras, juntamente com outras duas camisetas: uma sem uso e outra que havia sido vestida por um estranho. As voluntárias passaram por testes de estresse e tiveram amostras de saliva coletadas para a medição de cortisol.

Foi possível descobrir então que, quando cheiravam a camiseta usada pelo companheiro, as mulheres apresentavam níveis reduzidos de estresse. Ao sentirem o cheiro de outro homem, no entanto, as taxas de cortisol se mostravam elevadas.

[tdj-leia-tambem]

Pesquisas futuras devem investigar se os mesmos resultados podem ser observados em homens. O trabalho realizou o experimento inicialmente com mulheres porque elas são consideradas mais sensíveis a odores.

Fonte: Vix