
A jovem publicitária Giovanna Tegani de Mello, de 26 anos, de Sorocaba, doou o rim para sua irmã no último sábado (2), no Hospital Leforte Liberdade, em São Paulo. Raquel Tegani de Mello, de 20 anos, sofre de diabetes tipo 1 e virou paciente renal logo após perder a visão, há dois anos. Além do rim, ela também recebeu um pâncreas.
De mãos dadas no pré-operatório, as irmãs permaneceram unidas até a hora da cirurgia. Ainda durante a internação, Giovanna contou ao g1 que acompanhou a luta da irmã durante anos e sempre pedia, em orações, para que pudesse ajudá-la. “A vida toda eu rezei a Deus ou qualquer coisa para conseguir ajudar de alguma forma. Nada resolvia, mas agora resolve. Então, é verdadeiramente minha meta de vida”, relata a publicitária.
O procedimento durou cerca de dez horas. Elas foram avisadas no final da tarde de sexta-feira (1º) de que havia um pâncreas compatível a caminho e que precisavam ir até o hospital. A cirurgia teve início às 6h40 de sábado (2).
Após o transplante, a família registrou, por meio de um vídeo, o momento em que as duas conversam na sala de operação, segurando as mãos uma da outra. “Eu te amo muito, obrigada, de verdade, você melhorou minha vida”, disse Raquel para Giovanna.
Raquel recebeu alta da UTI na terça-feira (5) e continua internada no quarto. Já Giovanna teve alta hospitalar e vai continuar o tratamento em casa.
Giovanna conta que Raquel é diabética desde os dez meses de vida e já foi considerada, pelos médicos, como alguém que não chegaria a completar dez anos. “Encontramos o apoio da equipe médica, passamos por avaliações psicológicas, médicas e tudo mais. Com isso, conseguimos a autorização. Porém, eu só poderia doar o rim, e ela precisaria de um duplo transplante. O pâncreas pode ser doado só de paciente que já morreu.”
 
					 
			
		 
			
		

 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		