Mão recusando bebida alcoolica.
Foto: Canva

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha neste sábado (3) revela que 53% dos brasileiros que consomem bebidas alcoólicas reduziram a ingestão no último ano. O levantamento ouviu 1.912 pessoas em 113 municípios entre os dias 8 e 11 de abril, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Entre os principais motivos para evitar o consumo, a saúde lidera: 34% dos abstêmios apontam essa como a principal razão para não beber. O dado reforça uma tendência crescente de preocupação com o bem-estar e o estilo de vida mais equilibrado entre os brasileiros.

Saúde é o principal motivo para não beber

Segundo o Datafolha, além da saúde (34%), outros motivos que levam os brasileiros a se abster do álcool incluem:

  • Não gostar do sabor (21%);
  • Motivos religiosos (13%);
  • Histórico familiar de dependência (8%);
  • Rejeição ao comportamento de pessoas alcoolizadas (7%);
  • Falta de interesse (3%).

Frequência do consumo de álcool no Brasil

A pesquisa também traz um panorama da frequência com que os brasileiros ingerem bebidas alcoólicas:

  • 20% bebem uma ou duas vezes por semana;
  • 13% consomem ao menos uma vez por mês;
  • 10% bebem a cada 15 dias.
Foto: Canva

No recorte da semana anterior à pesquisa, os dados mostram que:

  • 36% não beberam;
  • 19% tomaram até duas doses;
  • 16% consumiram de 3 a 5 doses.

O levantamento considera uma dose como um copo, lata, taça ou drinque.

Autopercepção do consumo: maioria se considera moderada

Entre os que consomem bebidas alcoólicas, 81% acreditam que bebem de forma “adequada”, 11% admitem que bebem “mais do que deveriam” e 7% reconhecem consumir “muito mais do que deveriam”.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

Renda influencia nos hábitos de consumo

A pesquisa mostra que a ingestão de álcool está associada ao poder aquisitivo. Entre quem ganha de 5 a 10 salários mínimos, 64% bebem. Na faixa acima de 10 salários, o número chega a 59%. Já entre os que recebem até 2 salários mínimos, 57% não bebem.

Jovens são os que mais consomem

Na análise por idade, 58% das pessoas entre 18 e 34 anos consomem álcool. Apenas 35% dos brasileiros com 60 anos ou mais têm esse hábito. Entre os adolescentes de 16 e 17 anos — que, por lei, não deveriam ter acesso ao álcool —, 27% afirmam que bebem.

A pesquisa do Datafolha evidencia mudanças no comportamento dos brasileiros em relação ao consumo de álcool, influenciadas por saúde, renda e faixa etária. O levantamento também acende um alerta sobre o acesso de menores de idade a bebidas alcoólicas, além de mostrar uma crescente consciência sobre moderação entre os adultos.

[tdj-leia-tambem]