Estrutura viral da Covid-19 em desenho gráfico

Um estudo realizado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostrou que 1 em cada 16 pacientes com o coronavírus pode desenvolver algum tipo de doença mental após três meses da infecção e os riscos são ainda maiores para as pessoas que precisaram ser hospitalizadas por causa do vírus.

O coordenador da pesquisa, Maxime Taquet, disse em uma entrevista que foram observados mais comumente, casos de transtornos de ansiedade, mas também houveram resultados para depressão, insônia e, em casos raros, demência.

Nos grupos de mais de 62 mil pessoas analisadas pela pesquisa, viu-se ainda que pacientes com algum diagnóstico psiquiátrico prévio apresentaram taxas da Covid-19 acima da média dos demais.

[tdj-leia-tambem]

A University College London (UCL) publicou um estudo na revista Brain, analisando 43 pessoas infectadas com o Covid-19 que tiveram complicações graves, como delírio, tremores, psicose e até, em alguns casos, derrame.

A pesquisa da Universidade de Oxford ainda não passou por revisão por pares, mas o pesquisador Taquet alerta: “Se você sentir ansiedade, mau humor, insônia ou perda de memória após a Covid-19, você deve consultar um médico. Pode haver maneiras de melhorar esses sintomas”