Foto: Divulgação/Governo do Estado
Foto: Divulgação/Governo do Estado

A chegada de 1 milhão de frascos monodose da Coronavac prontos para aplicação foi acompanhada, na noite de terça (29), pelo governador João Doria, o Secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, o Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e a Coordenadora Geral do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula. “As vacinas que chegam neste momento serão encaminhadas amanhã (hoje) à noite ao Ministério da Saúde e depois de amanhã, já na quinta-feira, para a aplicação no braço de 1 milhão de brasileiros”, disse Doria.

As novas doses poderão ser liberadas rapidamente ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), sem necessidade de passarem pelo processo de envase. A chegada das vacinas prontas é resultado de um encontro entre representantes do Governo de São Paulo, Instituto Butantan e a Sinovac.

[tdj-leia-tambem]

No último dia 22, João Doria se reuniu no Palácio dos Bandeirantes com o Secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, o Presidente do Butantan e o Vice-Presidente Mundial da Sinovac, Weining Meng, para solicitar à parceria internacional do Butantan no desenvolvimento do imunizante o envio de vacinas contra a COVID-19 prontas para uso, ao mesmo tempo em que faz as remessas do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para produção de doses na fábrica do Butantan. O pedido foi prontamente atendido por Meng.

A chegada de vacinas prontas dá mais agilidade à campanha de vacinação não apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil. Isso porque a produção em São Paulo envolve processos de envase, rotulagem, embalagem e um rigoroso controle de qualidade antes do fornecimento das vacinas ao Ministério da Saúde. O prazo entre a chegada de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) e a entrega das vacinas produzidas no Butantan gira em torno de 15 a 20 dias.

No último sábado (26) o Butantan recebeu 6 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), o que permitirá a produção de mais 10 milhões de doses. O processo de envase da matéria-prima já foi iniciado. Com os 1 milhão de frascos de monodoses prontos para aplicação e mais 10 milhões de vacinas produzidas a partir de matéria-prima enviada pela Sinovac será possível totalizar em julho 63,212 milhões de doses entregues ao PNI. Desde 17 de janeiro o Butantan já liberou 52,212 milhões de vacinas para a imunização dos brasileiros.