
Com o avanço para a fase laranja do Plano SP oficializado na região de Campinas, nesta sexta-feira (24), pelo governador, João Dória, o comércio não essencial começou a funcionar, com restrições em Jundiaí. Na quinta-feira (23) à noite, o prefeito Luiz Fernando Machado, adiantou o avanço de fase e os comércios reabriram timidamente já no dia seguinte.
O presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, alerta que a retomada deve ser feita com cautela e a população precisa apoiar o comerciante no cumprimento das regras e protocolos recomendados.
“Não podemos nem queremos regredir de fase e ter de fechar o comércio novamente. Isso será muito ruim, por isso precisamos da colaboração de todos: ao sair de casa, use máscara, evite aglomerações em filas e ajude o comerciante na retomada consciente. Precisamos melhorar cada vez mais os índices da Covid-19 na cidade para avançarmos para a fase amarela, que libera salões de beleza, bares e restaurantes”, informou.
Pelo Decreto nº 29.150, da Prefeitura de Jundiaí, com os protocolos para a reabertura das atividades no município, ficam liberados para funcionar, ainda com restrições: imobiliárias, concessionárias e revendas de veículos e motocicletas, escritórios, comércio e shoppings. Em praças de alimentação, restaurantes e cafés de shoppings não será permitida a consumação no local, somente delivery e take away.
Todos os setores seguirão trabalhando com capacidade reduzida em 20%. Os horários de funcionamento determinados pela Prefeitura de Jundiaí são: Comércio de rua: das 9h30 às 15h30, de segunda a sábado. Shoppings: das 14h às 20h, de terça a domingo.
Uma das novidades no decreto é o protocolo específico para hipermercados, minimercados e supermercados, com determinação da lotação máxima do estabelecimento, considerando o parâmetro de um cliente por 15 m2 (quinze metros quadrados) para a área total de vendas, excluindo áreas de recebimento, armazenamento, estacionamento, entre outras, não destinadas à circulação de usuários. O protocolo recomenda ainda entrada de apenas uma pessoa por família para as compras.
No mesmo documento há um modelo de protocolo que deve ser preenchido para informar a capacidade do estabelecimento e apresentado à equipe da Vigilância Sanitária, que iniciará fiscalização para avaliar o controle de acesso nestes locais a partir de dez dias da publicação do Decreto.
‘Independência’ de Campinas
A retomada das atividades do comércio é uma reivindicação da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, que desde a determinação do Governo do Estado para novo fechamento, em 6 de julho, está em diálogo com a Prefeitura para defender o
. Atualmente, Jundiaí pertence ao Departamento Regional de Saúde 7 – Campinas.
Balanço da doença
Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Jundiaí confirmou mais quatro mortes por Covid-19 e mais 168 casos positivos. A cidade contabiliza até agora 6.173 casos confirmados, 280 óbitos e 5.341 pacientes recuperados.
Apesar dos números de óbitos por Covid-19 na cidade, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), informa que Jundiaí vivencia a desaceleração no número de casos.
“A média móvel dos últimos 7 dias foi de 85 casos, o que indica uma estabilização. Tivemos grande avanço em relação às altas hospitalares juntamente com significativa redução de internações, que deve encerrar a semana com redução de 27% no número de novas internações na comparação com o período até o momento vivido como pico da pandemia”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.
[tdj-leia-tambem]