
A agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Jundiaí permanecerá em funcionamento durante a fase emergencial decretada pelo Governo do Estado, que vai desta segunda (15) até o próximo dia 30. Os atendimentos, no entanto, serão apenas para segurados que já têm agenda marcada para serviços de perícia médica e avaliação social.
Segundo a assessoria de imprensa do INSS, a nova fase permite apenas o oferecimento de serviços essenciais – conforme o Decreto 10.282/2020. As unidades que não oferecem nenhum dos dois serviços serão fechadas. A exceção é a agência do INSS em Araraquara, que segue fechada por conta do lockdown decretado pelo município, até 22 de março.
Reagendamento
Ainda conforme a assessoria, o INSS está entrando em contato com segurados que haviam agendado serviços diferentes de perícia médica e avaliação social para as próximas duas semanas. O objetivo é informar sobre o cancelamento e reagendar o atendimento. No entanto, alguns deles podem estar com cadastro desatualizado, inviabilizando o contato. Caso não receba nenhuma ligação do Instituto, o segurado deve ligar para o telefone 135 antes de ir à agência.
Desde a reabertura das unidades, em setembro de 2020, nenhum atendimento no INSS é realizado sem hora marcada. A medida foi tomada para evitar aglomerações. Por isso, as pessoas não devem ir às agências sem antes agendar o atendimento pelos canais remotos.
Canais remotos
Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados à distância, pelos canais remotos de atendimento: Portal Meu INSS e a Central Telefônica 135.
Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta sobre benefícios, esclarece dúvidas e emite senha para acesso à área restrita do portal.
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Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.
Exigência Expressa
Durante todo o período, continuará sendo possível agendar o serviço Exigência Expressa, que possibilita ao segurado que já fez algum requerimento ao Instituto entregar cópias de documentação complementar, por meio do depósito em urnas localizadas em frente a todas as agências, inclusive as que estiverem fechadas. As urnas ficam disponíveis na frente das unidades do INSS das 7h às 13h. O agendamento deve ser feito pelos canais remotos de atendimento: telefone 135 ou Meu INSS.
Confira a relação de agências abertas em todo o Estado:
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		