Nesta segunda-feira (28), a Anvisa publicou a certificação de Boas Práticas de Fabricação para a empresa Pfizer. Junto da farmacêutica alemã BioNTech, a Pfizer é uma das empresas envolvidas no desenvolvimento de uma das vacinas contra a Covid-19 no mundo.

Quatro empresas no total estão participando do processo de certificação da agência brasileira para a produção da vacina. Além da Pfizer, outras duas empresas já receberam a certificação depois das inspeções e apenas uma ainda não enviou as informações para a Anvisa depois de uma análise técnica inicial.

A equipe técnica fez uma análise baseada nas informações enviadas pela própria Pfizer, que foi concluída no sábado.

De acordo com a Anvisa, existem duas formas de certificação. A primeira é por meio de relatórios de inspeção elaborados por autoridades reguladoras com equivalência regulatória à brasileira. Essa compõe o Esquema de Cooperação de Inspeção Farmacêutica (PIC/S).

Outra forma de certificação é por meio de visitas técnicas, que foi o que aconteceu com os casos da CoronaVac e da vacina da Oxford/AstraZeneca. Nestes casos, técnicos da Anvisa visitaram as fábricas chinesas da Sinovac e Wuxi Biologics.

Essas visitas aconteceram porque a China não é um membro da PIC/S e as fábricas ainda não tinham sido inspecionadas por outros membros do órgão anteriormente.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do G1.