
De acordo com a rádio CBN, o Governo do Estado de São Paulo deve decretar nas próximas horas uma nova fase de restrição para conter a alta dos casos de Covid19.
Será a recém-criada fase roxa, mais dura e que vai – entre outras ações – limitar horários de serviços essenciais como supermercados, farmácias e postos de combustíveis. O início já seria decretado para o próximo sábado (13), conforme a rádio. O anúncio está previsto para ser feito pelo governador João Doria (PSDB), nesta quarta (10).
Também foi apurado que os jogos do Campeonato Paulista de Futebol devem ser suspensos, após recomendação do Ministério Público Estadual. A Federação Paulista de Futebol (FPF) se manifestou contrária à possibilidade de paralisação das partidas.
[tdj-leia-tambem]
A entidade alega que segue um rigoroso protocolo de saúde, com testes recorrentes em todos os profissionais envolvidos nos jogos e limite de pessoas nas disputas. Uma reunião entre a FPF, o Ministério Público e o Governo do Estado estaria marcada para as 10h desta quarta (10), com objetivo de definir os rumos da competição.
Escolas
Outra medida que deve ser adotada, segundo a CBN, é a utilização de escolas estaduais como hospitais de campanha. A primeira, inclusive, seria montada em Heliópolis.
Até o momento, 32 munícipios paulistas estão com 100% de ocupação nos leitos de UTI. No Estado, a capacidade destes leitos já chegou a 81% – são 120 pacientes precisando do atendimento todos os dias, segundo o governo estadual.