
Com a pandemia do novo coronavírus, uma onda de solidariedade surgiu na região de Jundiaí.
Na Vila Constança, em Campo Limpo Paulista, Zenaide Aparecida Molero da Fonseca realiza várias ações do bem.
A aposentada contou ao Tribuna de Jundiaí que no mês passado teve a ideia de oferecer um café para os coletores de lixo, com bolo, suco, frutas e chocolates.
“Foi uma surpresa para eles”, afirma Dona Zenaide, que destaca a importância dos profissionais que “estão na linha de frente se arriscando” em meio à pandemia.
A partir deste primeiro café solidário, ela decidiu continuar ajudando o próximo com confecções de máscaras de tecido, doações de cestas básicas e de marmitex para moradores de rua e famílias carentes.
“Muita gente desempregada, comércio fechado”, justifica Dona Zenaide. Ela afirma que o fechamento do comércio e o isolamento social também afetaram os moradores de rua que ficaram sem ajuda.
Solidariedade em família
Dona Zenaide conta que confecciona as máscaras de tecido e sua filha, Tânia, junto de seu genro Leandro Guelere, entregam aos moradores de rua, vendedores ambulantes e a quem precisar.
“Sou aposentada e faço parte do grupo de risco e não posso sair de casa. Então, eu faço e minha filha vai entregar”, diz.

Já as refeições são feitas em família no fogão a lenha seguindo todos cuidados durante o preparo. Logo em seguida, são distribuídas pela filha e genro.


Só neste sábado (2), a família de Dona Zenaide entregou 65 marmitex para pessoas em situação de rua.

“É muito gratificante”, diz a aposentada sobre ajudar o próximo.
Doações e novos voluntários
Dona Zenaide pretende expandir a iniciativa solidária e aceita doações e voluntários. No entanto, ela explica que a família consegue buscar apenas no município, em Jundiaí e Várzea Paulista.
Os interessados podem entrar em contato pelos números de telefone (11) 97453-7462, 97573-1244, ou 99670-2151.