Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Áustria é o primeiro país da Europa que aprovou, nesta quinta-feira (20), uma lei para exigir a vacinação obrigatória contra a Covid-19. A proposta foi sancionada com ampla maioria de votos no Parlamento, sendo 137 votos a favor e 33 votos contra. A medida começa a valer no dia 4 de fevereiro.

O conservador Karl Nehammer, chefe de governo austríaco, reiterou que a vacinação é uma oportunidade importante para a sociedade alcançar a liberdade sustentável e contínua, sem que o vírus limite a vida das pessoas, mas reconheceu que o tema leva a um debate muito intenso.

A Áustria tem uma das menores taxas de vacinação contra a Covid-19 entre os pares da Europa e taxa de incidência da doença está em 990,7 casos para cada 100 mil habitantes. Além disso, o país vai retomar o lockdown da população para conter os casos de Covid-19 a partir de segunda-feira (22).

[tdj-leia-tambem]

As medidas adotas serão: lojas não essenciais serão fechadas, o trabalho remoto será incentivado e as escolas permanecerão abertas apenas para os estudantes que necessitam de apoio presencial dos professores. 

A medida vale inicialmente por 10 dias e foi anunciada na última sexta-feira (19) pelo primeiro-ministro austríaco Alexander Schallenberg.