Avião da Azul pousou no Recife para buscar vacinas na Índia
Foto: Divulgação/Azul

Na madrugada deste sábado (16), o avião em Recife (PE) agendado para ir até a Índia, para buscar 2 milhões de doses da vacina contra Covid-19, retornou para Campinas. Agora, a aeronave irá levar cilindros de oxigênio até Manaus.

A mudança de planos aconteceu depois do fracasso nas negociações entre o governo brasileiro e indiano sobre a exportação das doses. Atualmente, a capital amazonense sofre um colapso no sistema de saúde, com recorde de internações e mortes por coronavírus.

Dessa forma, a aeronave da Azul Linhas Aéreas A330neo, que é o maior da empresa, pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos às 06h43. De acordo com a previsão da companhia aérea, a decolagem para Manaus ocorrerá por volta das 14h deste sábado.

Em nota, a Azul informou que foi o Ministério da Saúde quem solicitou o encaminhamento do oxigênio até o Amazonas. Segundo a companhia, dentro do avião irão 80 cilindros. Além disso, mais 60 concentradores de oxigênio e uma tonelada de máscaras. A Azul não informou o volume de oxigênio em metros cúbicos.

“O voo será feito pela mesma aeronave que partiria hoje [esta sexta] para Mumbai, na Índia, uma vez que a missão terá seu início reprogramado enquanto às questões diplomáticas entre os dois países são resolvidas e as doses da vacina Astrazeneca/Oxford possam ser trazidas ao Brasil”, disse o comunicado da companhia aérea.

Ainda de acordo com a nota, a aeronave levará sua capacidade máxima para o tipo de carga. “Nossa intenção é ajudar o Brasil e os brasileiros e não mediremos esforços para oferecer apoio logístico no transporte de matérias para o combate à Covid-19″. Segundo a Azul, a empresa está pronta para voar até a Índia e também para transportar o necessário dentro do Brasil.

Cancelamento de planos

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira (16), o voo reservado para buscar as vacinas na Índia iria atrasar até três dias.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do G1.