Bolsa de sangue
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os hemocentros estão operando em situação crítica para a maioria dos tipos sanguíneos, segundo a Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Apesar de os postos de coleta estarem seguindo medidas de prevenção, com a disponibilização de máscaras e álcool em gel para doadores, distanciamento social e agendamento para evitar aglomerações, o número continua baixo.

O número é reflexo de dúvidas e medo da população em contrair o vírus. Para esclarecer a situação, o portal ‘R7 Notícias’ separou as principais dúvidas sobre o ato que pode salvar vidas. Confira:

Quem já teve Covid-19 pode doar?

Sim, pois ainda não existe nenhum dado científico que comprove a infecção transfusional por coronavírus.

Segundo a Fundação Pró-Sangue, pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus que tiveram alguma infecção decorrente da doença são consideradas inaptas para doar por 30 dias. Para os assintomáticos, a doação pode ser feita após a recuperação clínica.

Já para quem teve contato, seja domiciliar ou profissional, com casos suspeitos ou confirmados, a determinação é de que sejam aguardados 14 dias após o último dia de contato para realizar a doação de sangue.

Para agendar a doação, basta acessar o site a seguir: https://prosangue.hubglobe.com/entrar

Quem não teve Covid-19 pode doar?

Sim! Os pré-requisitos para se tornar um doador de sangue são: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e levar documento de identidade original com foto.

Após a triagem realizada no posto de coleta, fica impedido de doar o candidato que for diagnosticado com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação, com hipertensão ou hipotensão arterial, batimentos cardíacos irregulares e febre.

Mulheres grávidas ou amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses, também estão inaptas a fazer a doação.

Restrição permanente

Quem testou positivo para HIV, teve hepatite após os 10 anos de idade, teve malária ou algum tipo de câncer, diabético com complicações vasculares ou em uso de insulina não podem doar sangue permanentemente. Clique aqui para saber mais!

[tdj-leia-tambem]

Informações da COLSAN Jundiaí

A Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN) fica na Rua XV de Novembro, 1848, Vila Municipal, Jundiaí. Mais informações pelo telefone (11) 4521-4025.

Com informações do portal de notícias ‘R7’.