Basílica de Aparecida
Matheus Andrade/Assessoria de imprensa SN

A Basílica de Aparecida apresentou às equipes da Secretaria de Saúde e do Comitê de Crise de Aparecida, na sexta-feira (26), o protocolo de segurança que desenvolveu para a retomada das celebrações com a presença de fiéis.

A Prefeitura de Aparecida informou que daria uma parecer sobre a autorização na próxima segunda-feira (29). No entanto, neste sábado (27), em uma nova nota, ela informou que não possui data para publicar se autoriza ou não o retorno das missas com a presença de fiéis.

O protocolo de segurança detalha todo o processo que os romeiros deverão seguir ao entrarem no santuário, como aferição de temperatura e distanciamento.

O santuário ainda destacou novas medidas de higienização com totens de álcool em gel, bombas costais para higienização de grades e espaços, além da aquisição de EPIs (equipamentos de proteção individual) para funcionários.

[tdj-leia-tambem]

Desde o início do período de quarentena no estado, o Santuário Nacional diz ter adotado para evitar a propagação do novo coronavírus. No entanto, todas missas e celebrações vêm sendo realizadas sem público, com transmissão pela internet e canais de televisão.

A Prefeitura já liberou a reabertura de igrejas e templos religiosos, exceto para o Santuário Nacional, desde o dia 16 de junho.

Com informações do portal de notícias ‘G1’.