Bebê de mãe com Covid-19 nasce com anticorpos contra o vírus
Connect with us

Coronavírus

Bebê de mãe com Covid-19 nasce com anticorpos contra o vírus

Caso reportado em Cingapura sugere que recém nascido pode herdar defesas naturais da mãe, pelo menos temporariamente, mas relação ainda precisa ser mais estudada

Published

on

Grávida. (Imagem: Pixabay)
(Imagem: Pixabay)

Quando Celine Ng-Chan estava com 10 semanas de gravidez, foi diagnosticada com Covid-19. Naquela época, ainda em março, não se sabia muito sobre anticorpos para coronavírus e como mulheres grávidas seriam afetadas, assim como seus filhos.

Mas, no início de novembro, o bebê da professora particular em Cigapura, Ng-Chan, nasceu e a notícia é encorajadora tanto para a mãe, quanto para outras mulheres que tiveram ou contraíram Covid-19 durante a gravidez. Seu filho, Aldrin, não contraiu o vírus e parece ter adquirido anticorpos para coronavírus, pelo menos temporariamente.

Ng-Chan não estava com Covid-19 positivo durante o parto. Ela relatou que gravidez e parto foram tranquilos, apesar do diagnóstico positivo no primeiro trimestre, estágio conhecido como mais instável da gravidez. Então, Aldrin nasceu saudável.

Sua história adicionou um rosto à pesquisa, já que sugere que a transmissão de Covid-19 de mãe para filho é rara e bebês nascidos de mulheres que tiveram a doença podem ser protegidos de alguma forma. É o que revela a doutora Dra. Jessica Madden, pediatra e neonatologista atuante como diretora médica da Aeroflow Breastpumps.

Celine Ng-Chan e seu filho de duas semanas Aldrin Zaccheus Chan. (FOTO: TIMOTHY DAVID)

Anticorpos para coronavírus parecem atravessar a placenta

Pequenos estudos sugeriram que mães testando positivo para Covid-19 passam anticorpos IgG – o tipo que indica a recuperação contra o vírus – para seus fetos no útero.

Por exemplo, um artigo de março sobre seis mulheres com teste positivo para o vírus no parto descobriu que cinco delas tinham níveis elevados de anticorpos IgG. Mesmo assim, todas as mulheres usaram máscaras, deram à luz por cesariana em salas de isolamento de pressão negativa e foram isoladas de seus filhos imediatamente após o parto. Algo que pesquisas mais recentes mostraram ser desnecessário.

Assim também, um relato de caso em outubro descreve uma criança nascida de uma mãe com Covid-19 assintomático e que tinha anticorpos IgG, mas um teste negativo. Ou seja, demonstrando “imunidade passiva” através da placenta, escrevem os autores.

De certa forma, esses resultados são esperados, uma vez que os anticorpos IgG contra outras bactérias e vírus são conhecidos por proteger fetos e recém-nascidos contra doenças infecciosas, disse Madden ao Insider.

Anticorpos IgG

Inclusive, esta é a razão pela qual certas vacinas, como coqueluche e gripe, são recomendadas durante a gravidez. Porque os anticorpos IgG aumentam em fetos mais tarde na gravidez, especialmente após a marca de 36 semanas de gestação, relatou a doutora.

Porém, são necessárias mais pesquisas para entender como a gravidade da doença afeta os níveis de anticorpos e qual o papel do tempo de infecção durante a gravidez. Além de quão forte e duradoura é a suposta imunidade dos bebês.

Concluindo, um estudo realizado em Wuhan, China, incluindo 24 grávidas Covid-19 positivas, sugeriu que qualquer imunidade em recém-nascidos diminui rapidamente.

Enfim, Madden disse que “não sabemos se ter Covid-19 antes da gravidez fornecerá anticorpos para coronavírus a fetos concebidos depois que a mãe já se recuperou do vírus”.

Com informações de Business Insider.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Published

on

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continue Reading

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Published

on

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continue Reading

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Published

on

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Published

on

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Published

on

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continue Reading