Dois homens em aeroporto
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (7), a Inglaterra anunciou a retirada do Brasil da chamada “lista vermelha” para a Covid-19. Assim, viajantes completamente vacinados não precisarão mais cumprir quarentena obrigatória ao chegar no país.

De acordo com o comunicado do governo inglês, viajantes que saem do Brasil e de outros 46 países precisarão apenas apresentar um teste negativo para a doença, além do comprovante de vacinação completa.

A decisão também diz que viajantes que tiverem tomado apenas uma dose da vacina ainda deverão cumprir um isolamento de dez dias. No entanto, não serão mais obrigados a cumprir esta quarentena em hotéis vinculados ao governo.

Além disso, os vacinados no Brasil serão reconhecidos pelo governo inglês como qualquer indivíduo britânico vacinado dentro do reino, contanto que tenham sido vacinados há pelo menos duas semanas com os seguintes imunizantes:

  • Oxford/AstraZeneca
  • Pfizer/BioNTech
  • Moderna
  • Janssen

Ainda assim, a decisão é válida apenas para a Inglaterra, outros países do Reino Unido, como a Escócia, País de Gales e a Irlanda do Norte mantêm o Brasil em sua “lista vermelha”.

Até o momento, não houveram atualizações sobre a aprovação do governo britânico para viajantes internacionais vacinados com a Sinovac (conhecida no Brasil como Coronavac).

Comprovante de vacinação

Pessoas que se vacinaram no Brasil podem comprovar a vacinação com o certificado nacional emitido pelo Ministério da Saúde, em inglês como em espanhol.

Veja como emitir seu certificado aqui.

[tdj-leia-tambem]