
Um novo lote de doses da vacina contra a Covid19 do consórcio Covax Facility chegou ao Brasil. O primeiro carregamento, com 1,73 milhão de doses, chegou ao país por volta de 4h20 deste domingo (2) no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A segunda carga com cerca de dois milhões de doses desembarcou nesta tarde e foi recebida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ao todo, foram entregues 3,8 milhões de doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca.
Com as 200 mil doses recebidas neste sábado (1), a remessa completa um total de cerca de 4 milhões de doses do consórcio que serão distribuídas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A Covax Facility é aliança global com mais de 150 países, coliderada pela Organização Mundial de Saúde e criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid.
Novos lotes
Na última quinta-feira (29), chegou ao Brasil o primeiro lote de vacinas da Pfizer, com um total de 1 milhão de doses. Na sexta-feira (30), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizou mais 6,5 milhões de doses. Para maio, a Fundação prevê o fornecimento de 21,5 milhões de doses. No mesmo dia, o Instituto Butantan antecipou a entrega de 600 mil doses da CoronaVac, parte de um novo lote de 5,4 milhões de vacinas. Segundo o Butantan, a liberação estava prevista para o dia 3 de maio.
Paralisação da vacina
A entrega das vacinas chega em um momento em que ao menos nove capitais tiveram que paralisar a vacinação devido à falta de vacinas. Segundo levantamento da Agência CNN, faltam vacinas em Campo Grande, Porto Velho, Porto Alegre, Aracaju, Natal, Maceió, Recife, Macapá e Goiânia.