Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Brasil ultrapassou a marca de 50 mil casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas, registrando, neste sábado (8), 50.065 casos. A média móvel agora é de 30.039, enquanto o registro de mortes causadas por complicações da covid-19 está em 103, com média móvel elevada para 120. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa.

Desde o começo da pandemia, 619.981 pessoas morreram de covid-19 e 22.498.806 pessoas receberam diagnóstico da doença. Os números podem estar afetados pelo apagão de dados que ocorreu cerca de um mês atrás, quando os sistemas do Ministério da Saúde foram alvo de um ataque hacker.

[tdj-leia-tambem]

O Brasil apresenta tendência de aceleração em relação à média de mortes (30%). A variação é calculada comparando a média com o mesmo índice de 14 dias atrás. Se ficar abaixo de -15%, indica tendência de queda; acima de 15%, aceleração; entre os dois valores, significa estabilidade.

Diversos estados registraram, neste sábado (8), novos casos de covid-19, mas não especificaram que os números estavam represados ou se correspondem ao surto provocado pela variante ômicron.

Hospitais e UPAs estão enfrentando superlotação e atendendo acima da capacidade máxima para dar conta de assistir os pacientes com síndromes gripais que buscam as unidades.

Em meio ao apagão de dados de internações no país, a alta de casos pegou o SUS (Sistema Único de Saúde) desprevenido após a desabilitação de leitos e de unidades de atendimento por causa da redução dos casos de covid após a vacinação. Agora, em muitos municípios, leitos e locais de atendimento estão sendo abertos novamente para dar conta da demanda.